Resenha – Por que Indiana, João?, de Danilo Leonardi

0

Por que Indiana, João?Esse não é o primeiro livro assinado por um youtuber que eu leio, como você sabe – se é que acompanha este site há algum tempo – em 2014 resenhei Não Faz Sentido: Por Trás da Câmera, de Felipe Neto (http://goo.gl/jqO61E). No entanto, Por que Indiana, João? tinha algo diferente. Isso porque Danilo Leonardi, autor deste enredo, não é simplesmente uma pessoa que faz vídeos para o YouTube, mas sim um dos booktubers mais conhecidos deste País.

Em 2010, ele criou o canal intitulado Cabine Literária de forma despretensiosa, como já relatou em diversos vídeos do próprio vlog. Hoje, o projeto já tem quase 81.000 inscritos e aproximadamente 6 milhões de visualizações. Por esse e por diversos outros motivos, a expectativa para conhecer a história criada por alguém que até então eu via apenas resenhando obras era enorme.

Não deu outra, mesmo com o pé atrás, fui até o estande da Giz Editorial durante a Bienal do Livro de São Paulo 2014 e comprei um exemplar. De quebra consegui o autógrafo do escritor e bate um papo com ele.

YA brasileiro com tema atual
Cabine LiteráriaO personagem título dessa história (o João, não o Indiana) é um típico adolescente tímido, deslocado e com um pequeno problema para fazer amigos. Você sabe o que vem por aí, chacotas, humilhações e até agressões físicas. O bullying é o tema desta história.

Porém,  tudo muda quando João reage a um dos ataques de Guilherme, o seu principal “bullyinador”. A briga que havia sido gravada acaba viralizando na internet e o protagonista vira uma sensação. Porém, parece que retirar as coisas de sua “ordem natural” pode causar algumas mudanças inesperadas.

Uma história a cada esquina
Poderia ser um YA qualquer, afinal o adolescente que não se encaixa é um clichê, mas Danilo consegue trazer essa história para muito perto de você. Para isso ele utiliza dois elementos que estão presentes em nossas vidas e que muitas vezes passa batido. São eles o bullying, que apesar de secular só ganhou a atenção da mídia a pouco tempo, e a vlogosfera, um mundo que tem ganhado cada vez mais destaque na vida dos adolescentes.

Danilo Leonardi
Danilo Leonardi, autor de Por que Indiana, João?

Essa proximidade com a nossa realidade atual garante ao texto uma fluidez impressionante, fazendo com que este livro seja um daqueles para se ler em um dia. Elementos que ocuparam as manchetes de sites e jornais também tornam a história totalmente verossímil e estes são lembrados em diversas partes do texto.

Em conversa com Danilo, ele disse que boa parte da inspiração para essa obra veio de sua própria vida. Ele também tomou uma atitude surpreendente que mudou o modo como era tratado pelos seus colegas durante sua adolescência. Fatos como esse explicam a veracidade do que é narrado.

Paradidático
Os personagens de Por que Indiana, João? são tão cativantes e tão verossímeis que é o tipo de livro que deveria ser trabalhado nas escolas. O tema bullying está profundamente arraigado a este ambiente estudantil e a mensagem levada pelo protagonista e sua turma precisa ser entregue aos principais interessados no assunto, as crianças e os adolescentes.

Acredito que essa também seja o tipo de história que mereça uma adaptação cinematográfica. O bom humor com que o enredo é contado e os dramas enfrentados são receitas certas – em minha opinião – para prender o público na frente da tela. Sim, você vai encontrar alguns clichês da literatura YA nesta obra, mas este é com certeza um livro acima da média.

Ficha Catalográfica:

Título: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas: 206

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply