Julgando narradores de As Crônicas de Gelo e Fogo – A Dança dos Dragões – Livro V, de George R. R. Martin

2

Essa semana encerramos a série de posts Julgando os Narradores de As Crônicas de Gelo e Fogo – A Dança dos Dragões, o quinto volume da saga.

Neste volume, assim como no anterior, percebemos que George R. R. Martin perdeu um pouco a mão dentro do formato de narração proposto desde AGDT. Novamente ele coalha o enredo de narradores que em muitos casos seriam dispensáveis. Há narradores que contam apenas um capítulo e não voltam mais.

Fica aqui o questionamento se aquele recorte geográfico que ele decidiu fazer realmente era necessário. Para mim não era.

16º – Aero Hotah

Um personagem que já havia narrado algumas passagens do livro anterior, mas que não prendeu minha atenção nem naquele momento e nem neste.

15º – Jaime Lannister

Este que havia sido um dos melhores narradores do livro anterior, no volume cinco acaba obliterado por personagens com histórias bem mais interessantes.

14ª – Arya Stark

A Stark mais nova volta a ter um enredo enfadonho que não vai para lugar nenhum. Os arcos dela demoram muito para acontecer.

13º – Quentyn Martell

Narrador estreante que não empolga. Quentyn segue a tradição da Casa Martell e não instiga o leitor, apesar de ser um dos mais carismáticos.

12º – Victarion Greyjoy

Martin segue com a mania de elevar personagens terciários ao posto de narradores. Continua tornando a história enfadonha.

11º – Jon Connington

Estreante que busca trazer o elemento Cliffhanger para ACDGEF e consegue ser um pouco mais instigante que os anteriores.

10ª – Asha Greyjoy

Personagem que está presente em um dos núcleos de ação e com isso consegue prender nossa atenção na movimentação dos personagens beligerantes.

9ª – Melisandre de Ashai

Personagem muito interessante, que instiga curiosidade, mas desperdiçada como narradora. Narrou apenas um capítulo, o que não nos permitiu o aprofundamento.

8ª – Daenerys Targaryen

Um segunda colocada de ATDE tem uma grande queda no enredo contado de seu ponto de vista depois de estar ausente em OFDC. Dany volta não fazer nada de bom.

7º – Tyrion Lannister

Outro que retorna após ausência em OFDC, Tyrion consegue ser carismático e chamar o leitor, mas está longe de suas performances dos livros um e dois.

6ª – Cersei Lannister

A rainha, vencedora de OFDC, aparece bem pouco em A Dança dos Dragões, mas seu enredo é sem dúvida dos mais interessantes e dos que mais prendem a atenção do leitor.

5º – Bran Stark

Mais um que volta e finalmente alguma coisa está acontecendo com Bran. Esse foi o personagem mais parado de todos até aqui, mas agora parece que a vez dele chegou.

4º – Jon Snow

Ele segue sendo um dos personagens/narradores mais interessantes (bicampeão livro um e três) de toda a série. Aqui ele só perde dos próximos, pois ficou mais paradão e os outros têm enredos mais interessantes.

3º – Davos Seaworth

Este é um personagem que não conquistava boas posições anteriormente, mas desta vez está intrinsicamente ligado ao lado político, o que o faz ganhar relevância.

2º– Baristan Selmy

Estreante que consegue transferir muito mais emoção em sua narração do que sua rainha. Selmy provocou muito engajamento na leitura ainda no final da Dança dos Dragões.

1º – Theon Greyjoy

Não é um personagem querido por mim, mas é sem dúvida o que mais se transforma ao longo da narrativa (livro um até aqui). Essa metamorfose é o que deixa você ligado nele e o torna o melhor narrador de A Dança dos Dragões.

Curtiu a nossa classificação? Comete com a gente qual a sua lá no Instagram!

Veja o julgamento dos livros anteriores:

Share.
Felipe Paiuca

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

2 Comentários

  1. George R.R. Martin ficou perdidão do quarto pro quinto livro. E segue assim até agora, creio. Gostei do “coalhar o enredo” Hahahaha.
    Obs: O que tão inserindo na água de vocês para dar esquecimento na equipe. Falei devido as biografias, não a ASOIAF. =]

    • Fala, Alex. Realmente, eu acho que o Martin não conseguiu um bom desempenho no quarto e estava meia boca no quinto. Contudo, depois do desastre que foi o final da série na TV, eu acho que ele vai tomar um cuidado redobrado nos dois últimos volumes. Quanto a nossa memória hahah Eu tendo a achar que é por causa da idade que está chegando.

      PS: Contudo, nós escrevemos essas bios quando ainda estávamos na casa dos 20 hahah

Leave A Reply