Chegamos àquele momento especial do ano em que o cheiro de panetone invade a casa, as luzes piscam e a pilha de livros lidos nos faz sorrir. 2025 foi intenso, cheio de histórias que nos emocionaram, surpreenderam e até nos fizeram perder a hora (quem nunca?). Antes de darmos aquela pausa para recarregar as energias e preparar as leituras do próximo ano, resolvemos fazer um balanço literário bem descontraído. Cada Capitular respondeu quatro perguntinhas sobre suas aventuras entre páginas — e você está mais do que convidado a embarcar com a gente nessa retrospectiva cheia de boas lembranças!
Então, ajeite a poltrona, pegue seu café (ou seu chocotone) e vem descobrir quais livros fizeram nossos corações bater mais forte em 2025!
1 – Leitura Favorita de 2025
Fezo –A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne. (Clássico é clássico, né?) Joy – Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. (Prepare os lencinhos!) Ricka e Zuri – A Revolução dos Bichos, de George Orwell. (Porcos, cavalos e política… quem diria?)
Fezo, Joy, Ricka e Zuri
2 – Personagem que mais te marcou
Fezo – Domitila de Castro e Melo (Marquesa de Santos), do livro Domitila, A História Não Contada, de Paulo Rezzutti. (Rainha do bafão histórico!) Joy – Zezé, de Meu Pé de Laranja Lima. (Pequeno, mas gigante no coração!) Ricka – Boxer, o cavalo de A Revolução dos Bichos. (Força e lealdade até o fim!) Zuri – Bola de Neve, o porco revolucionário de A Revolução dos Bichos. (Quem diria que um porco daria tanto o que falar?)
Fezo, Joy, Ricka e Zuri
3 – Surpresa literária
Sabe aquele livro que você pega sem expectativa e… UAU? Fezo – Série Combo Rangers, de Fábio Yabu. (Nostalgia pura!) Joy – A Cinco Passos de Você, de Rachael Lippincott. (Prepare-se para suspirar!) Ricka – Entre a Terra e o Céu, de Chico Xavier. (Reflexão profunda!) Zuri – O Nome da Rosa, de Umberto Eco. (Mistério e filosofia, combo perfeito!)
Fezo, Joy, Ricka e Zuri
4 – Livro desejo de Natal
Fezo – O Túmulo Veloz, de Robert Galbraith (sim, o pseudônimo da J.K. Rowling!). Joy – Amanhecer na Colheita, de Suzanne Collins. Ricka – Quarta Asa, da série O Empyriano, de Rebecca Yarros. Zuri – A Farmácia de Platão, de Jacques Derrida. (Natal filosófico, alguém?)
Fezo, Joy, Ricka e Zuri
Encerramento
E aí, caro leitor, o que achou dessa pincelada sobre nosso 2025 literário? Conta pra gente a sua listinha também! Segue e compartilha lá no Instagram (http://instagram.com/capitulares) para não perder nada. Feliz Natal e até 2026 com muitas páginas viradas!
Ah, e aproveite essa pausa para dar uma olhadinha em todo o nosso site e revisitar as indicações que fizemos ao longo do ano. Quem sabe você não encontra sua próxima leitura favorita?
Formada em fisioterapia e RH, eu tinha um ritmo frenético de leitura, hoje tô menos intensa e mais aberta a ler de tudo, mas que fique bem claro que meus gêneros favoritos continuam sendo romances e fantasias. Antes de descobrir o Skoob, anotava minhas leituras em um caderninho que tinha páginas especiais para essa informação, lá consta que meu primeiro livro foi ‘’Sangue, ossos e pedacinhos’’, do Nick Arnold, e logo em seguida ‘’Romeu e Julieta’’, de Willian Shakespeare. Assim, percebe-se a minha flutuação de gênero, desde sempre.