Segunda-feira é dia de notícias do mundo literário. E nesse inicio de mês já temos uma diversidade de temas, com direito a Nobel, prêmios de literatura e piratas (sim, piratas).
E os vencedores são…
O Prêmio Paraná de Literatura anunciou no dia 24 de novembro os vencedores de sua terceira edição. Este ano, concorreram 630 obras inéditas de autores de todo o País. Elas foram inscritas sob pseudônimos. Operação Impensável, de Vanessa Barbara, cronista do Caderno 2 e do New York Times, ganhou na categoria romance. Sônia Barros, escritora conhecida por suas obras infanto-juvenis, venceu em poesia com Fios. E a professora de inglês Adriana Griner ficou em primeiro lugar em contos com No Início.
Elas ganharam R$ 40 mil cada uma e terão o livro editado pela Biblioteca Pública do Paraná, que promove o lançamento no dia 12 de dezembro.
Fonte: Estadão
E tem Nobel na Editora Rocco
A Rocco vai relançar três livros do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2014. Ronda da noite, Uma Rua de Roma, vencedor do prestigioso prêmio Goncourt em 1978, e Dora Bruder, que estavam esgotados, voltam ao catálogo da editora ainda este ano com novo projeto gráfico.
As novas edições de Ronda da Noite, Uma Rua de Roma e Dora Bruder chegam às livrarias brasileiras em dezembro.
Fonte: Editora Rocco
Piratas também leem, mas pirataria é crime
O passo agora é descobrir os responsáveis e tomar providências jurídicas para a tristeza dos mais de 400 mil seguidores da página do Le Livros no Facebook.
Fonte: Estadão
Lendo mil páginas
Um clássico de mil páginas ganha sua primeira edição no Brasil. O romance “Graça Infinita”, do norte americano David Foster Wallace, lançado em 1996, ganha tradução no país somente agora pela Companhia das Letras.
A edição do livro não traz o título na capa, mas tem um acabamento de uma beleza atraente. Ilustrada com uma pista fundamental do conteúdo: uma caveira com olhos de rolo de filme.
A trama da obra tem como elemento central um filme, também chamado “Graça Infinita”, que é tão divertido que os espectadores, incapazes de desviar a atenção, assistem até morrer.
Fonte: Folha de S. Paulo
Semana O Sumiço de Beatriz
A autora Carolina Matsuo está preparando uma grande surpresa para os leitores neste final de 2014. Tem início hoje (01/12) a Semana O Sumiço de Beatriz, ação que envolve mais de 30 blogs, vlogs e sites literários – entre eles o Capitulares – e que pretende tornar a obra ainda mais conhecida entre o público leitor.
Durante os próximos sete dias os internautas poderão conferir diversas informações sobre a obra e a autora. Fique ligado aqui em nosso site. Neste primeiro dia você confere a sinopse e a capa do livro:
Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.
Saiba como adquirir:
Versão impressa (diretamente com a escritora): Pela página do Facebook
Versão digital: Amazon, Saraiva ou Livraria Cultura.