Sim! Um bom dia para os leitores que tiveram coragem de clicar em nosso link de curiosidades do gênero terror/ horror. Apelidado como Horrorsidades, nosso primeiro material especial da Semana do Horror chega com uma explosão de medo, tensão, redatores cagões que não dormiram de ontem para hoje e que terão insônia na semana toda (menos o Julio Cesar que ama o gênero).
Livros de horror?
Você só acredita vendo? Lista Wikipedia
Quem dá mais medo?
Existe um prêmio literário nos Estados Unidos que homenageia apenas autores de terror que “realizaram a façanha do ano”. É meio difícil de entender, mas eles rejeitam a ideia de escolher “o melhor do ano”. O nome da honraria é Bram Stoker Award em homenagem ao autor irlandês de um clássico do gênero, Drácula.
Criada em 1987, atualmente a premiação tem 11 categorias. Quem venceu no estilo “Romance” em 2014 foi o consagrado Stephen King com a obra Doutor Sono. Outros vencedores foram escolhidos para “Primeiro Romance”, “Romance para Jovens Adultos”, “Graphic Novel”, “Ficção Longa”, “Ficção Curta”, “Roteiro”, “Antologia”, “Coleção ficcional”, “Não-ficção” e “Poesia”.
Um erro comum
Na verdade, o livro de terror – que tem um quê de ficção científica –, não contém a denominação própria da criatura “montada” pelo dr. Victor Frankenstein (sim, o nome é do criador e não da criatura). Mas o mais legal é que o texto original dessa história nasceu durante um passatempo do qual escritora participava junto a outros colegas.
Apartamento não tão Iluminado assim
Censuras e mais censuras…
Baseado no livro Evil Dead – A Morte do Demônio, de Bill Warren sua adaptação como filme em 1981 contia um conteúdo vasto de violência e foi fortemente censurado em países como: Irlanda, Finlândia, Islândia, Coréia do sul, estava proibido na Inglaterra até 2001, na Suécia até 1997 e na Alemanha por cerca de 10 anos. Atualmente o filme ganhou um remake no ano de 2013, não tão polêmico quanto ao original.
Helter Skelter-Manson
O Exorcista – Top do terror!
Quem nunca assistiu ao filme O Exorcista (1972) não sabe mesmo o que é passar medo e algumas noites em claro. A adaptação cinematográfica surgiu do livro homônimo, escrito por William Peter Blatty, lançado em 1971 nos EUA e conta a assustadora história de Regan McNeil, uma garotinha de doze anos que acaba sendo possuída pelo demônio. Para expulsar tal entidade do corpo da menina, sua mãe Chris MacNeil, pede ajuda a um padre psiquiatra que juntamente com um sacerdote especialista faz o exorcismo para livrar Regan da possessão. Existem muitos boatos de que a história do livro seja baseada em um caso de exorcismo real.
Além de o livro ser aterrorizante, algumas curiosidades sobre o filme deram uma fama de TOP do Terror garantida. Confira algumas ressaltadas pelo site do Adoro Cinema e pelo artigo da Revista Quem:
– No Brasil, o filme fez tanto sucesso que, no interior de São Paulo, cidades como Ribeirão Preto, Sorocaba e Franca, que ainda não tinham cinemas ou cópias do longa, disponibilizavam ônibus de turismo para que as pessoas pudessem assistir ao filme na capital na sessão da meia-noite. Isso também aconteceu no Reino Unido, que ganhou o “The Exorcist Bus”, que levava os britânicos para ver o longa em outros países da Europa, já que ele havia sido proibido em Londres e nas cidades vizinhas.
– O primeiro trailer de ‘O Exorcista’ foi considerado tão assustador que teve que ser retirado dos cinemas.
– Durante as filmagens, oito pessoas da produção morreram de forma não-explicada.
– Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe por sua filha possuída, a atriz bateu violentamente com o coccix contra a cama e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e mantida no filme.
– Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.