Resenha – As Barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwatz e Spacca

0

As Brabas do Imperador – D. Pedro II, A História de um Monarca em QuadrinhosMinha resenha de hoje começa com um livro que eu não li. Já explico! Em 1999 o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Não-Ficção foi concedido à obra As Barbas do Imperador – D. Pedro II, um Monarca nos Trópicos, de Lilia Moritz Schwartz, professora colaboradora do Departamento de Antropologia da USP e autora de diversos outros livros sobre história do Brasil.

Em 2014, o selo Quadrinhos da Cia. resolveu juntar a pesquisa de Lilia com a arte de Spacca, quadrinista experiente que já trabalhou com publicidade e jornais como Folha de S. Paulo, para criar As Brabas do Imperador – D. Pedro II, A História de um Monarca em Quadrinhos.

Mudou conceitos

História sempre foi uma das minhas matérias preferidas na escola e até hoje alimento uma curiosidade gigante sobre a monarquia. Portanto, juntar tudo isso em uma HQ foi algo sensacional em minha opinião.

Assim que conheci essa história em quadrinhos me interessei. Estava vindo de duas leituras penosas, Túneis (veja resenha em http://goo.gl/ocNeek) e Profundezas (veja resenha em http://goo.gl/scNnaZ), por isso precisava de algo revigorante. Consegui!

Ao contrário do que muitos podem pensar a primeira vista, essa é uma HQ repleta de informações verdadeiras e úteis, pois como já disse lá em cima, ela é baseada em um trabalho de pesquisa que deu origem a uma obra premiada.

As Barbas do Imperador – D. Pedro II, um Monarca nos TrópicosDe modo divertido e despretensioso os balõezinhos passam diversas informações sobre a vida do nosso último imperador, desde seu nascimento, passando pela ascensão ao trono, casamento por procuração, até um pouco depois da proclamação da república.

Aprendizado e diversão

Focado em D. Pedro II, a história mostra como a imagem do imperador foi construída perante os súditos. É preciso lembrar que ele se tornou o monarca quando ainda era muito pequeno. Sendo assim, a população viu o seu reinante crescer diante de seus olhos.

Além dele, a HQ também nos coloca a par do papel de outras personalidades na história do nosso País. Achei muito interessante saber como a nossa monarquia funcionava e foi uma surpresa descobrir que era bem diferente do que eu imaginava até então.

Recomendo fortemente para aquelas crianças que não gostam de estudar história. O traço de Spacca é muito bonito e o estilo de texto faz com que você assimile os acontecimentos de forma mais rápida. Além disso, o casamento entre o desenho e os balões faz você dar risada em diversos momentos.

Imagem As Barbas do Imperador

Bastidores e revisão

Deixando a história à parte, a HQ traz também os bastidores da criação dos desenhos. Os anexos mostram como as fotografias e pinturas da época foram utilizadas pelo quadrinista para recriar situações da história. Uma linha do tempo também ajuda o leitor a se localizar e ordenar os acontecimentos apresentados com outros fatos do mundo.

Com uma arte muito bonita e um acabamento de primeira, os únicos pontos negativos são pequenos escorregões na revisão, mas absolutamente nada que atrapalhe o seu prazer em ler. Este volume definitivamente abriu meus horizontes para os quadrinhos. E aí, quais outros vocês me recomendam?

Ficha catalográfica:

Título: As Brabas do Imperador – D. Pedro II, A História de um Monarca em Quadrinhos

Autor: Lilia Moritz Schwatz e Spacca

Editora: Quadrinhos na Cia.

Páginas: 143

ISBN: 9788535923353

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply