Intrínseca, Arqueiro e Suma de Letras nesta semana

0

Ordem, de Hugh Howey

A sequência da série Silo chega às livrarias neste mês por meio da Editora Intrínseca. Intitulado Ordem, de Hugh Howey, o livro continua contando a história do mundo pós-apocalíptico criado pelo autor. A narrativa faz um vai e vem pelo passado e futuro, explicando diversos pontos desta história, já que o enredo tem início em um período anterior ao apresentado no volume um.

Em um clima distópico, a série já tem uma terceira continuação garantida pela editora. De acordo com nota da Intrínseca, este novo título está abrindo caminho para a sequência desta aventura chamada Legado.

Veja sinopse disponibilizada pelo Skoob:

Ordem – E se a sobrevivência dos seres humanos dependesse do deslocamento de milhares de cidadãos para uma enorme cidade subterrânea, com gigantescas telas de TV transmitindo imagens desoladoras do mundo do lado de fora e ninguém fosse autorizado a sair?

Esse é a história de Silo, a série escrita por Hugh Howey que desbancou Guerra dos Tronos na lista de livros de ficção científica mais vendidos na Amazon. No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma mecânica nascida nos subterrâneos. A narrativa de Ordem, que alterna passado e presente, começa em um período anterior ao descrito em Silo, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. São apresentados ao leitor um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é.

Em Ordem, os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizarem alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixarão a humanidade em vias de extinção.

Hugh Howey apresenta aos leitores um mundo pós-apocalíptico, com os poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo.
A narrativa torna-se claustrofóbica e contrita à medida que a humanidade é forçada a viver no silo e a tomar medicamentos que a fazem esquecer a destruição infligida aos amigos e parentes. Ao contar uma história que se passa em um futuro bem próximo, Howey cria um apocalipse totalmente convincente e, à medida que revela as camadas de seu mundo distópico, pavimentando o caminho para a sequência da série, “Legado“.

Ficha catalográfica:

Título: Ordem

Título original: Shift

Autor:  Hugh Howey

Editora: Intrínseca

Onde comprar: Amazon

O Voo da Libélula, de Michel Bussi

O Voo da Libélula, de Michel Bussi, é um dos destaques da Editora Arqueiro para o mês de março. A obra recebeu quatro prêmios na França, entre eles o Prix Maison de la Presse e o Prix du Roman Populaire.

O enredo se passa em 1980 e tem como ponto de partida um desastre aéreo que acontece entre a França e a Suíça. A única sobrevivente é uma pequena menininha. O problema é que havia duas meninas no voo. É a partir daí que duas famílias começam a disputar a criança.

Em uma trama que envolve assassinato, disputas judiciais e uma investigação perigosa, o leitor será guiado pelo detetive criado pelo autor neste romance.

Sinopse divulgada no Skoob:

Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.

Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.

Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.

Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.

Em O Voo da Libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade.

Ficha catalográfica:

Título: O Voo da Libélula

Título original: Un avion sans elle

Autor:  Michel Bussi

Páginas: 400

Editora: Arqueiro

Escola Noturna, de C. J. Daugherty

A Suma de Letras traz para as livrarias no mês de março uma nova trilogia. Escola Noturna, de C. J. Daugherty, conta a história de Allie Sheridan, uma adolescente que foi novamente presa. Fartos das peripécias da filha, os pais resolvem mandá-la para a Academia Cimmeria, um lugar frequentado pelos adolescentes mais ricos já conhecidos pela protagonista.

Longe de seus amigos londrinos, a menina conhece Carter, um rapaz com quem sente uma forte ligação, mas será que essa academia é um lugar comum ou todos estão escondendo um segredo?

Sinopse divulgada no Skoob:

Escola Noturna – Quando todos estão mentindo, em quem você confia? Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos.

Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata.

Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo.

Ficha catalográfica:

Título: Escola Noturna

Título original: Night School

Autor:  C. J. Daugherty

Editora: Suma de Letras

 Legado, de C. J. Daugherty

A Suma de Letras resolveu ser boazinha e lança também neste mês o livro O Legado, de C. J. Daugherty, o segundo volume da série Escola Noturna. [SPOILER] Depois de um ano, a Academia Cimmeria já se parece com um lar para Allie.

Porém, parece que agora a instituição está correndo grave perigo e a família de nossa protagonista está profundamente envolvida com este caso.

Sinopse divulgada pelo Skoob:

O Legado – No último ano, Allie Sheridan viu sua família se dissolver e foi presa três vezes. Ir para um colégio interno parecia um pesadelo, mas a Academia Cimmeria acabou se tornando um lar. No entanto, os salões da escola eram mais perigosos do que Allie poderia imaginar.

Um grupo misterioso está disposto a destruir a Escola Noturna. Agora, os estudantes correm perigos que ainda não compreendem. E, para piorar, a família de Allie — especialmente sua poderosa avó e seu irmão desaparecido — está bem no meio de tudo isso.

Ficha catalográfica:

Título: Escola Noturna

Título original: Legacy

Autor:  C. J. Daugherty

Editora: Suma de Letras

Share.
Felipe Paiuca

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply