FLIP, Compra de livros na internet, Mapa dos Livros e mais

0

Aquecimento: Um dos maiores eventos literários!

A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) chega a sua 13° edição homenageando o poeta, romancista e crítico literário Mário de Andrade. A FLIP já confirmou 39 autores, sendo 19 internacionais. Na edição deste ano, haverá destaques para poesia, sexo e erotismo na literatura, ciência, representações literárias da família e da vida afetiva, romance policial, questões de política internacional, literatura de viagem, música, arquitetura, políticas culturais e os rumos da sociedade brasileira.

A Festa Literária Internacional de Paraty começou em 2003 e desde então é considerada um dos expoentes mundiais de eventos literários, caracterizado pela receptividade da cidade, convidados de peso no mundo literário e ótima interatividade com o público. A 13° edição ocorre do dia 1 ao 5 de julho, na cidade de Paraty, na Costa Verde Fluminense.

Site oficial do evento: http://www.flip.org.br/institucional.php

Programação: http://goo.gl/qz6Bi9

 

A média de compra de livros na internet

Em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (CPC Brasil) e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”, em 2014 o brasileiro gastou em média R$ 476 em produtos de entretenimento.

O estudo indica que metade desse público (47%) compraram pelo menos um livro em sites virtuais. A pesquisa mostra também o valor aproximado em gastos com livros, algo tem torno de R$ 160, com a maioria das compras (83%) realizadas em sites nacionais.

Parece que os brasileiros vão descobrir o bom varejo das lojas online!

 

Google Maps Books

Sabe aquele momento em que você está desfrutando um bom livro e se depara com uma cidade mencionada na obra que você não faz a mínima ideia de onde fica e como ela é? Então, seus problemas estão prestes a acabar.

A organização britânica, Lovereading, construiu um mapa para localizar referências geográficas no mundo inteiro. Até agora, foram selecionados 200 livros e seus devidos locais, isso só foi possível porque o aplicativo foi criado através do Google Maps. A maioria dos livros tem uma sinopse curta para situar a obra, infelizmente ainda não foi cadastrado nenhum livro no Brasil.

O Reino Unido é o mais recheado de obras, desde os romances policiais de Arthur Conan Doyle até a série Harry Potter, de J.K. Rowling. Outros clássicos mundiais já estão na primeira versão do mapa: O amor em tempos de cólera, de Gabriel García Márquez, em Cartagena. On The Road, de Jack Kerouac, em São Francisco. Moby-Dick, de Herman Melville, em Nantucket.

 

Os melhores livros infantis e juvenis de 2014

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) anunciou os vencedores das 18 categorias do prêmio FNLIJ. A premiação acontece desde 1975, escolhendo as principais obras feitas para pequenos e jovens leitores.

FNLIJ faz parte da sessão brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), realizada do dia 10 a 21 de junho, no Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro. Nesta edição o evento homenageia os países latinos, trazendo escritores da Argentina, Colômbia, Cuba e Venezuela e comemora também os 150 de Alice no País das Maravilhas.

Site do Salão FNLIJ: www.salaofnlij.org.br/

Confira a lista de ganhadores do prêmio de melhor do Livro Infantil e Juvenil de 2014

premio-fnlij-2015-producao-2014-v2 (1)

Sem verba para literatura 2

Galerinha leitora, semana passada divulgamos uma notícia sobre o cancelamento da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), devido a falta de patrocínio. (Veja a notícia aqui)

Para contornar tal situação, os organizadores do evento estão com uma Petição Online pelo Avaaz.org, a ser entregue para Ministros da Educação, da Cultura e veículos de comunicação. O Capitulares já apoiou a causa e deixou algumas assinaturas. A meta é chegar até 2.500.

Falta pouco!! Quer ajudar também? Acesse: Apoio à Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Share.
Júlio Cesar

Sou formado em jornalismo e estudante de design gráfico. Entusiasta de um bom quadrinho ou mangá. Adoro livros de terror e ficção científica, além de ter um dedinho na fantasia. Não perco a oportunidade de discutir um filme ou livro. Adora debater ideias e refletir sobre o péssimo posfácio dos livros.

Leave A Reply