Cidades de Papel, Jogos Vorazes, recessão literária e Esqueça um Livro Escoteiro

0

Aquecimento: Cidades de Papel

A adaptação cinematográfica do livro de John Green tem estreia marcada para o dia 9 de julho de 2015 aqui no Brasil – duas semanas antes dos EUA. Com a data próxima, foi liberado o segundo trailer do filme Cidades de Papel. Confira:

Além do trailer, recentemente também foram confirmados os nomes de John Green e Nat Wolff (protagonista de Cidades de Papel) para o lançamento do filme em julho. Os dois vão promover o longa no começo do mês, porém a cidade que os “receberá” ainda não foi definida.

O Capitulares já resenhou o livro de Cidades de Papel, leia aqui.

 

Novidade de spin-off de Harry Potter

O spin-off Animais Fantásticos e Onde Habitam já tem protagonista confirmado. O escalado para o papel de Newt Scamander, renomado pesquisador de animais do mundo mágico criado por J.K. Rowling, é nada mais nada menos que o britânico Eddie Redmayne – vencedor do Oscar de Melhor Ator deste ano por interpretar Stephen Hawking em A Teoria de Tudo.

A adaptação cinematográfica será uma trilogia que se passará 70 anos antes da história de Harry Potter, numa New York dos anos de 1920. A trama tem direção de David Yates, produção de David Heyman e roteiro de J.K. Rowling. O primeiro filme tem estreia prevista para 18 de novembro de 2016, o segundo para 2018 e o terceiro para 2020.

 

Remember Who the Real Enemy is!

Semana passada também tivemos novidades do mundo de Hunger Games. A quarta e última adaptação cinematográfica, ganhou fotos e pôster de Jogos Vorazes: A Esperança – O Final.

Confira:

A segunda parte de A Esperança traz Katniss Everdeen (Jeniffer Lawrence) no papel de Mockingjay, símbolo da rebelião, liderando os distritos de Panen contra a Capital do Presidente Snow. O longa apresenta o desfecho de uma guerra que determinará o destino de seu país.

Mais crise na literatura

A crise realmente parece ter chegado ao mundo literário. Foi divulgada no último dia 3 a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Câmara Brasileira do Livro. O estudo mostrou que o crescimento real do mercado editorial em 2014 foi 5,16% menor que o de 2013. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a última queda do setor, de 2,6%, havia sido em 2012.

Apesar do decréscimo, o faturamento com e-books aumentou de R$ 12,7 milhões em 2013 para R$ 16,7 milhões em 2014, porém este segmento representa apenas 0,3% deste mercado no Brasil. Já o livro impresso sofreu queda de 0,81% nas vendas. Especialistas se dividem quanto ao futuro. Alguns acreditam na recuperação destes números, já outros preveem um 2015 difícil para as empresas do segmento.

Espalhe literatura

Uma das casinhas que foi espalhada pela zona sul do Rio

A agência de benfeitorias Setrápia criou no Rio de Janeiro (RJ) um projeto que visa a disseminação da literatura pela cidade. Intitulada Ninho de Livro, a ideia consiste em espalhar casinhas de maneira com cerca de 10 livros cada por diversos locais públicos do município, permitindo assim que o cidadão pegue a obra que quiser para ler.

As casinhas também aceitam doações de exemplares para que desta maneira o leitor possa pegar uma obra e deixar outra em seu lugar, fazendo com que a literatura se espalhe ainda mais entre a população. O projeto está funcionando atualmente apenas na zona sul da capital fluminense, porém a prefeitura e a agência responsável pela ideia já pensam em expandi-lo para outros pontos da cidade.

Por falar em uma boa ideia

O Projeto Escoteiro de Insígnia BP, em parceira com o Projeto Esqueça um Livro, está aceitando doações de exemplares novos ou em bom estado (exceto livros didáticos) para a montagem de uma biblioteca em uma instituição de caridade da zona sul da cidade de São Paulo (SP).

As doações serão recebidas até o dia 29 de junho. Os livros devem ser direcionados a crianças de 2 a 10 anos, ou seja, do gênero infantil ou infanto-juvenil. Um evento oficial da campanha será realizado no próximo dia 27. Para mais informações consulte a página desta ação no Facebook http://migre.me/qbHwO.

Share.
Joyce Hiromi

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply