Evil Dead – A Morte do Demônio – Arquivos Mortos

0

Do que se trata?

Evil Dead é um clássico, um expoente dos filmes trash/goore de terror e o criador dos filmes macabros de cabanas amaldiçoadas. O filme surgiu após o curta chamado “Within in the Wods” dirigido por Sam Raimi em pareceria com os seu amigo Bruce Campbell e Ellen Sandweiss. O plot envolve dois casais que vão até uma cabana abandonada para se divertir em um fim de semana. Infelizmente existia um cemitério indígena próximo à cabana e uma entidade antiga e demoníaca acaba destruindo o passeio dos jovens.

Robert Tapert, Sam Raimi e Bruce Campbell

Esse curta metragem é exatamente a história de Evil Dead em um primeiro roteiro. Sam Raimi é um cara fascinado por cinema desde criança, quando recebeu uma câmera de presente de seu pai. Sam, junto de seu amigo melhor amigo Bruce Campbell, eram apaixonados por cinema e já produziam filmes para os familiares e para exibições na escola que estudavam. Após o sucesso de “Within in the Wods” e a ascensão de filme de terror de baixo orçamento surgirem e caírem na boca do público, Sam, junto de seus amigos, decidiu que não havia tempo melhor para se produzir o seu próprio filme.

Com a ajuda dos amigos, familiares e um investimento arriscado, Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert criaram Evil Dead (A Morte do Demônio ou Uma Noite Alucinante aqui no Brasil) com a seguinte premissa: Cinco jovens vão até uma cabana abandonada passar um fim de semana.  Aparentemente a cabana não passa de um lugar inóspito abraçado pela floresta, mas existe um mal antigo ali escondido. Tudo começa a se mostrar realmente macabro após o grupo resgatar um livro costurado com pele humana chamado Livro dos Mortos (conhecido como Necronomicon) e um gravador que explica a origem de tal manuscrito. Após algumas pronúncias do tal livro o mal ressurge com a intenção de se alimentar da alma de cada um dos jovens.

 

Quase um livro jornalístico

Evil DeadA Morte do Demônio é um conjunto de relatos, arquivos, entrevistas e um estudo sobre toda a mitologia criada no surgimento dessa franquia cultuada. O livro tem prioridade de contar muita da vida de Sam Raimi (diretor dos filmes) e Bruce Campbell (protagonista dos filmes), os grandes rostos que fizeram o sucesso dos filmes, além de mostrar muita da produção e das mentes criativas que ajudaram nos rumos que os filmes tomaram.

O livro é escrito pelo aclamado crítico de cinema Bill Warren, que teve acesso ao making of dos três filmes da franquia, Evil Dead (1981), Evil Dead 2 (1987) e Army of Darkness (1992), entrevistas com o elenco, histórias, arquivos da produção de arte e várias curiosidades. Esse é um livro bem específico, voltado para fãs de cinema, amantes dos filmes de terror ou admiradores da franquia. Mesmo sendo uma obra praticamente jornalística e contra os fatos de uma ordem cronológica, a obra será mais bem aproveitada para quem gosta do gênero, fãs do filme e estudantes de cinema.

O que deixa esse livro indispensável para os fãs e críticos é a galeria de arte dos filmes e as entrevistas. Saber os detalhes do diretor, atores e produção sobre o filme e saber como funciona a execução de um filme é no mínimo excitante, e tudo muito bem ilustrado com as imagens dos bastidores. Um trabalho maravilhoso que narra a trajetória dos criadores, do filme e a mudança de rumo que se seguiu nos filmes. Sem falar dos comentários e curiosidades que envolvem a engenharia para se criar um filme, super relevante para quem curte cinema. Para quem não sabe, Sam Raimi é o responsável pela trilogia clássica dos filmes do Homem Aranha, inclusive, Bruce Campbell faz participação especial nos três filmes.

Bill também revela mais sobre a terrível censura que ocorreu na distribuição do primeiro filme. Com uma quantidade absurda de violência e mutilação, Evil Dead foi proibido em vários países, principalmente na Alemanha, Irlanda e Finlândia. Na Alemanha o filme ficou proibido por 10 anos, ganhando uma versão com cortes em 1992 e outra sem cortes em 2001.

Um bônus interessante é sobre a produção de Evil Dead em musical que surgiu no Canadá e ganhou os palcos da Broadway em 2006.

 

Extras

Tenho que destacar que o livro conta com um capítulo para a refilmagem de Evil Dead, que aconteceu em 2013. O filme foi idealizado por Sam Raimi, mas dirigido pelo uruguaio Fede Alvarez, que assumiu a direção após as boas críticas de seus curtas metragens na internet. A refilmagem é produzida pela mesma equipe que criou a trilogia original, feita por Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert.

E o mais interessante são os últimos três capítulos exclusivos com os comentários de Bruce Campbell (que interpretou Ash, protagonista da franquia clássica) sobre diversas cenas dos três filmes originais. Um prato cheio para quem gosta de dissecar o filme de cabo a rabo, decorando cada frame da obra.

Edição

A edição é bem caprichada. Cheia de imagens, diagramação diferenciada, brincadeira com o preto e branco e disponível em duas versões, capa dura (com o rosto do Ash ensanguentada na capa) e a brochura (com o logo estilizado Evil Dead).

 

Ficha Catalográfica

Título: Evil Dead – A Morte do Demônio (Arquivos Mortos)

Autor: Bill Warren

Editora: Darkside Books

Ano: 2013

Páginas: 320

Share.
Júlio Cesar

Sou formado em jornalismo e estudante de design gráfico. Entusiasta de um bom quadrinho ou mangá. Adoro livros de terror e ficção científica, além de ter um dedinho na fantasia. Não perco a oportunidade de discutir um filme ou livro. Adora debater ideias e refletir sobre o péssimo posfácio dos livros.

Leave A Reply