Eu indico Sidney Sheldon

0

sidneySim, ainda em clima do sorteio O Chamado do Cuco – confira também nossa resenha dupla – e mergulhando em romances policiais, não poderia faltar o escritor e roteirista mais “queridinho” dos Estados Unidos, Sidney Sheldon (1917-2007).

Sei que a indicação de hoje é um tanto diferente, pois ao invés de ser uma obra é um autor e alguns livros dele. Se você NÃO conhece esse nome na literatura – e ao que tudo indica, vivia numa caverna – pode então tentar relacioná-lo facilmente aos roteiros feitos para filmes e para as séries de TV “Jeannie é um Gênio” e “Casal 20”.  Além disso, o carinha também “bombou” com peças na Broadway e até ganhou Oscar e tudo mais.

Reconhecido mundialmente como “romancista policial”, Sidney Sheldon publicou diversas obras que alcançaram o posto de mais vendidas do The New York Times, com vendas acima de 300 milhões de cópias e traduções pra 51 idiomas em cerca de 180 países.

Anjo ou demônio dos críticos?

Apesar de tudo isso, toda essa façanha também é alvo de críticas de intelectuais da área e até por parte de leitores. Suas obras em geral seguem uma receita de bolo, tendo como praxe o foco em personagens femininas com personalidades fortes e que utilizam de fato a feminilidade. Além disto, os cenários e enredos literários se assemelham fortemente com novelas televisivas que trazem pitadas de suspense e tramas regadas de fama, riqueza, assassinatos, vinganças, intrigas e outras situações que proporcionam grandes emoções ao longo de diversas partes das leituras.

Anjo ou demônio dos críticos, ainda sim, defendo a ideia de que o autor é uma boa contribuição para a meninada que está iniciando o hábito de leitura. Suas obras “novelescas” trazem leveza e fluidez textual, fazendo com que você não consiga largar o livro facilmente.

Algumas obras que li e indico:

Sinopse de A Herdeira (1977): O autor relata uma história de suspense e aventura que envolve o mundo de crime e conspiração. Elizabeth recebe com a morte do pai Samuel Roffe, uma herança de muito valor tornando-se uma mulher rica e poderosa. Em busca da herança, perseguições, sabotagens e assassinatos começam a acontecer. Um livro apaixonante e intrigante para quem gosta de mistério e emoção.

Final: A trama é envolvente do começo ao fim. O clima de suspense e perseguição faz com que a leitura seja feita rapidamente. Os personagens tanto principal como secundários, são cativantes de modo que igualmente ajudam na agilidade na leitura.

Ficha catalográfica:

Título: A Herdeira

Título Original: Bloodline

Autor: Sidney Sheldon

Editora: Record (edição mais recente)

Páginas: 400

Sinopse de A Ira dos Anjos (1980): Jennifer Parker realiza seu sonho ao ingressar na equipe do Promotor Distrital de Manhattan, em Nova York. Sua carreira, no entanto, dura exatamente quatro horas – tempo que leva para cair em uma cilada, durante o primeiro julgamento do qual participa. Acusada de suborno, vê seus projetos irem por água abaixo: além do risco de ter a carteira de advogada cassada. Jennifer pode passar o resto de seus dias na cadeia. Assim começa a história de uma jovem bonita e inteligente e dos homens que influenciam sua vida, entre eles o íntegro Adam Warner, destinado a ser um líder de seu país, e Michael Moretti, um anjo das trevas que procura espalhar suas asas de terror sobre tudo e todos.

Final: Surpreendente com uma reviravolta digna de novela mexicana!

Ficha catalográfica:

Título: A Ira dos Anjos

Título Original: Rage of Angels

Autor: Sidney Sheldon

Editora: Record (edição mais recente)

Páginas: 560

Sinopse de O Estrangulador (1991): Na misteriosa Londres, um perigoso assassino desafia a polícia com uma sucessão de crimes. Caberá ao jovem destemido policial Sekio Takagi desvendar esse sinistro quebra-cabeça.

Final: Apesar deste livro ser um dos poucos infantojuvenis de Sidney Sheldon, a leitura vale a pena. Os métodos utilizados para os assassinatos em série são revelados e surpreendem o leitor.

Ficha catalográfica:

Título: O Estrangulador

Título Original: The Strangler

Autor: Sidney Sheldon

Editora: Record (edição mais recente)

Páginas: 178

(Sinopses via Skoob)

Algumas obras que marcam a carreira de Sidney Sheldon:

O Outro Lado da Meia Noite;

Lembranças da Meia Noite (continuação de O Outro Lado da Meia Noite);

O Reverso da Medalha;

A Senhora do Jogo (Escrito por Tilly Bagshawe, com autorização da família. Continuação de O Reverso da Medalha);

Nada Dura Para Sempre;

Se Houver Amanhã;

O Outro Lado de Mim (autobiografia).

(Você encontra as demais sinopses no Skoob)

E você já leu alguma obra literária citada do Sidney Sheldon? Acredita que o autor seja um Anjo ou Demônio dos romances policiais?

Quer que sua dica de leitura seja publicada no Capitulares? Envie seu texto para capitulares@outlook.com. O assunto do seu e-mail deverá ser “Eu indico (nome do livro)”.

Share.
Joyce Hiromi

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply