Eu indico Palestina

0
Livro foi desenvolvido no formato de jornalismo em quadrinhos

Geografia política é um assunto enraizado desde os tempos mais primórdios aos atuais. Seu entendimento pode ser difícil, pois está ligado a história e aos diversos fatores que mais tarde contribuem na criação de um país, estado ou tipo de governo. O que você sabe sobre a formação de Israel? E sobre Jerusalém, Faixa de Gaza, Cisjordânia e Palestina?

Eu até imaginava o que poderia ser, mas estava longe de entender seus reias significados. Não me culpem, pois estou a quilômetros de distância de tudo isso e só acompanhava pequenas informações por meio da mídia. Tive interesse em me aprofundar no tema e conheci as obras Palestina de Joe Sacco – feitas na forma de jornalismo em quadrinhos ou HQ.

Na Palestina

As obras são frutos de uma viagem realizada ao Oriente Médio entre 1991 e 1992. Joe retrata um pouco do conflito geopolítico de Israel x Palestina, introduzindo mais sobre os traços históricos que contribuíram para esse cenário de divisão territorial. Os resultados da apuração feita pelo autor podem ser observados por meio de duas edições Palestina – Na Faixa de GazaPalestina – Uma Nação Ocupada ou pelo volume único Palestina – Edição Especial, todas da Conrad Editora.

As reportagens investigativas inseridas nos livros tecem diversas emoções com histórias coletadas nos hospitais, nas escolas, nas ruas, nos campos de refugiados, em conversas com rebeldes, e muitos outros relatos de moradores palestinos e judeus vivendo mais um dia em uma nação dividida.

Fichas catalográficas

Livros: Palestina: Uma Nação Ocupada; Palestina: Na Faixa de Gaza; Palestina: Edição Especial

Autor: Joe Sacco

Editora: Conrad

Anos: 2000; 2005; 2011

Páginas: 144; 144; 286

ISBNs: 8576160056; 8587193171; 9788576164715

Share.
Joyce Hiromi

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply