Eu indico O Mundo Segundo Mafalda

0

Boa tarde galerinha, hoje a indicação será uma exposição gratuita e interativa que tem como foco homenagear uma das personagens mais fofas – leia-se ácida e irônica também – de todo o mundo, sendo esta a nossa querida Mafalda.

O Mundo Segundo Mafalda celebra os 50 anos da garotinha criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, famosamente conhecido como Quino. A mostra está sendo apresentada desde o dia 17 de dezembro de 2014 na Praça das Artes em São Paulo, e vai até o dia 28 de fevereiro deste ano. (PRORROGADA ATÉ O DIA 15 DE MARÇO *__*)

Mafalda-frase

Mafalda e eu

Mafalda-mundoVisitei a exposição com uma amiga. Logo de cara, o público é inserido no mundo ilustrado de Mafalda, onde é possível tirar fotos próximo a uma réplica do carro da família da garotinha e de uma “praça” típica dos cenários dos quadrinhos. Este é o cartão de visitas – bem chamativo – da mostra dos 50 anos da personagem.

As próximas galerias aprofundam os admiradores em locais com itens inventados pela personagem. Também é possível conferir uma reconstrução de casas típicas argentinas da época e diversas tirinhas de Mafalda.

Apesar de abranger admiradores com mais idade, a exposição foi pensada para atrair a atenção de crianças e adolescentes que experimentam o primeiro contato com os personagens criados por Quino. Por meio de atividades interativas e divertidas, a opção dos pais de levarem seus filhos para que estes aprendam brincando e conheçam as histórias de Mafalda e seus questionamentos é o ponto alto da mostra.

Também fiquei apaixonada por galerias em que era possível visualizar diversas réplicas dos “mundos” que aparecem nos quadrinhos da pequena crítica. Além disto, os visitantes da exposição também podiam assistir aos desenhos de Mafalda e brincar de produzir quadrinhos “humanos” – escolhendo alguns dos diálogos disponíveis para montar histórias com pessoas reais em mini cenários.

Exposição: O Mundo Segundo Mafalda

Entrada: Grátis

Local: Praça das Artes

Endereço: Avenida São João, 281 – Centro – São Paulo (SP)

Ponto de referência: Próximo às estações São Bento do metrô (Linha 1-Azul) ou Anhangabaú e República (ambos da Linha 3-Vermelha)

Data: A mostra teve início em 17 de dezembro (2014) e vai até o dia 28 deste mês

Horário de funcionamento: Diariamente das 09h às 20h

 

Confira mais um pouco da história de Mafalda e do criador da garotinha argentina…

Crítica com quase 8 anos

Mafalda-livroMafalda é uma criança que está longe de só se preocupar com as trivialidades de sua idade, os quase 8 anos (segundo a Wikipédia). A protagonista dos quadrinhos de Quino odeia sopa, é fã de Beatles, gosta do desenho do Pica-Pau e está sempre em contradição aos adultos. A jovenzinha é dona de críticas elaboradas com reflexões sobre o mundo de sua época, os anos 60.

A primeira publicação da garotinha foi apresentada em 29 de setembro de 1964 no semanal “Primeira Plana” de Buenos Aires. A partir do dia 9 de março de 1965 até 1967, as tirinhas engraçadinhas da pequena conquistam seu espaço no jornal “El Mundo” e mais tarde saem para cruzar fronteiras nacionais e internacionais na América do Sul e Europa.

O humor, a ironia, os questionamentos, a preocupação com a humanidade e ‘desejo’ de paz mundial traçam um perfil mais conhecido da personagem que despertou e desperta admiração até os dias de hoje – a exposição só confirma isso.

Com o fechamento do jornal “El Mundo” em 22 de dezembro de 1967, Quino levou Mafalda e novos personagens para o semanal “Siete Días Ilustrados”, onde publicou de 2 de junho de 1968 até 25 de junho de 1973. Após está data o autor só abriu exceção de desenhar nossa querida Mafalda para estampar campanhas da UNICEF em 76, ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Quino

Quino-mafaldaJoaquín Salvador Lavado Tejón nasceu na Argentina em 17 de julho de 1932. Teve seus primeiros contatos com a arte de desenhar por meio de seu tio. Perdeu a mãe e o pai ainda quando menino, nos anos de 1945 e 1948 respectivamente, e ainda jovem, buscou trabalhar para ilustrar campanhas publicitárias. Entretanto, sua fama em diversos países se deu por conta da uma menininha que questionava fortemente o mundo em que vivia, durando de 1964 até 1973.

Agora que você já conhece um pouco da exposição, sobre Mafalda e seu autor, veja também alguns dos personagens criados ao longo da existência da garotinha nos quadrinhos, acesse AQUI.

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply