Grau de medo para fazer essa revisão de indicação do livro O Exorcista: Estupidamente, dementemente, irracionalmente ALTA. Sim, a Capitular Joyce morre de medo desse livro, filme, imagens, vídeos, e daquela musiquinha desgraçada que passa quando vai começar o exorcismo de Regan McNeil. (Detalhe: pedi para o Julio colocar as fotos do post)
Meu grau de medo tem histórico desde meus 12 anos de idade, quando inventei de assistir ao filme com irmãos e prima. (Resultado, dormi por uns dias ao lado da cama dos meus pais). Aprendi uma lição disso: coloque um cobertor ao lado da cama deles e esteja protegida do demônio! Okey, chega de brincadeiras e lembranças embaraçosas. (Eu cresci, e agora não desligo mais a luz do corredor e saio correndo.)
A indicação abaixo, foi feita por nossa leitora e amiga de profissão, Mariane Camargo, cuja coragem — e esquisitice — fez com que ela lesse o livro por muitas vezes e assistisse ao filme por outras dezenas. Se vocês, como ela, também são amantes do gênero de terror, não podem perder o clássico que será resenhado agora… abrangendo a obra literária e a cinematográfica.
#PartiuExorcismoNaCasaDaReganComALeitoraMarianeCamargo
…
Por Mariane Camargo
O Exorcista é uma daquelas histórias que assombram a mente de muita gente da nossa geração, porém, a maioria só conhece o filme e não faz ideia que ele foi inspirado em um livro homônimo, publicado em 1971 e escrito por William Peter Blatty.
O enredo gira em torno da pequena Regan McNeil, filha de uma atriz de cinema, que de uma hora pra outra passa a ter comportamentos no mínimo estranhos. Para alguns, esses comportamentos eram relacionado à problemas psicológicos, para outros era um reflexo da separação dos pais da garota, mas o que ninguém imaginava era a possessão de um demônio.
Assim como o livro, o filme se inicia no Egito, onde estão sendo feitas escavações arqueológicas. Pra quem começa a ler, ou assiste o filme pela primeira vez, isso é algo um pouco estranho, por imaginar que só verá demônios, vomito verde e frases ditas ao contrário, mas vale ressaltar que com o desenrolar da história, tudo vai fazendo sentido.
Existem várias polêmicas e curiosidades envolvidas com ambos os formatos da trama, porém, destaco um relacionado ao livro. A versão que tenho é a 7ª edição, comprada em um sebo, pois na época que procurei, era grande a dificuldade de achar esse livro nas livrarias mais famosas. Diferente das versões atuais, que possuem a imagem clássica do padre em frente à mansão das McNeil, a capa é branca e traz um demônio, dando um ar ainda mais sombrio (se isso é possível) à obra. Lembro que logo que comecei a ler, fazia isso no ônibus, e só de verem a capa, os outros passageiros já se assustavam, ou olhavam estranho! Além disso, nas especificações do livro, há a recomendação: Proibida a exportação para Portugal e Províncias Ultramarinas Portuguesas.
É inevitável a comparação entre livro e filme, entretanto, posso afirmar que a obra cinematográfica é bem fiel ao livro. Claro que certas situações não foram incluídas e que o livro é bem mais detalhado e assustador, por isso recomendo que se ainda não tenha assistido o filme, conheça primeiro a história literária, para ter mais ideia do que se trata. A trama é muito bem escrita e prende o leitor do início ao fim!
Já vi o filme no mínimo umas 15 vezes, tamanha a minha paixão pela história. Nas primeiras vezes levei alguns sustos, claro, mas não chegou a ser algo extremo, de não conseguir dormir. Vale lembrar que o filme é de 1973, estrelado por Linda Blair, que após O Exorcista, não teve grandes papéis no cinema.
Para os amantes do terror, é essencial. Para quem tem medo, o bom do livro é que você não se assusta com cenas inesperadas. Esse é um daqueles clássicos que valem cada momento de tensão, pavor e suspense e deve ser incluído na lista do que você já leu.
Ficha catalográfica:
Título: O Exorcista
Título original: The Exorcist
Autor: William Peter Blatty
Editora: Agir
Ano de Edição (mais recente): 2013
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon
Gostou da indicação da Mariane? Confira também algumas curiosidades BIZARRAS sobre o filme O Exorcista e outros: http://goo.gl/oT9wal
Quer que sua dica de leitura seja publicada no Capitulares? Envie seu texto para capitulares@outlook.com. O assunto do seu e-mail deverá ser “Eu indico (nome do livro)”.