Eu Indico meta de leitura

0

Vou manter a tradição iniciada no último Eu Indico que fiz e não vou falar de livros, HQs ou mangás. Daquela vez o tema foi as vantagens de se manter um diário de leitura (https://capitulares.com.br/diario-de-leitura/). Hoje, a minha sugestão também servirá para você se organizar, mas agora estou falando a longo prazo, mais especificamente um ano.

Estipular e pensar em uma meta de leitura anual tem muitas vantagens, a primeira delas é diversão. Sim, criar esta lista de livros pode ser empolgante, pois as expectativas por cada obra acabam crescendo e a vontade de lê-las também. Além disso, com todo esse planejamento é possível superar desafios, incluindo o número de volumes lidos durante um determinado período de tempo.

Experimente de tudo

É claro que você pode ter um gênero literário preferido, porém, é fundamental para a formação de leitor “investir” em diferentes obras. Terror, drama, clássicos da língua portuguesa e mundial, HQs, mangás, graphic novels, young adults, infanto-juvenis, infantis, fantasias, distopias, jornalismo e muitos outros.

A lista de nomenclaturas é imensa, mas com uma boa meta é possível experimentar um pouco de cada segmento, driblando desta forma a ressaca literária e expandindo a sua visão de mundo e o conhecimento que já tem.

Money, money, money, money… M-O-N-E-Y

A vantagem financeira é bem simples, controle de gastos. Se você sabe quais os livros quer ler, pode organizar sua vida financeira e planejar um orçamento para a compra de tais obras. E lembre-se, quanto mais cedo você concluir a sua lista, mais tempo terá para fazer pesquisas e descobrir quais lojas têm os melhores preços. Repare como as compras por impulso também vão diminuir, pois aquela lista “quero ler” sempre estará na sua cabeça.

Balanço final. Às vezes lemos tantas coisas em um ano que é quase impossível lembrar-se de tudo. A meta de leitura também ajudará a fazer o “fechamento literário” e classificar as obras. Quais foram as melhores? E as piores? Quantos livros de cada gênero você leu naquele período? Fazer todas essas análises é outro momento em que um leitor voraz de diverte. Então, facilite sua vida.

Mas, como fazer?

Cada um tem o seu jeito e você precisa descobrir como se sente melhor. Todo esse planejamento pode estar no Skoob, no GoodReads, em uma planilha de Excel, em um caderno ou até mesmo nas notas autoadesivas do seu computador.

Independentemente do tipo de plataforma que escolher, lembre-se que uma meta precisa ser planejada, então procure montar a sua lista com certa antecedência. Geralmente, a minha fica pronta no fim de novembro.

Share.
Felipe Paiuca

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply