Esse foi um dos livros que eu li na época em que estava no primeiro ano do ensino médio (eita que 2007 já faz tempo) e era uma das exigências para a Fuvest. E sim, ele ainda está na lista, então se você pretende prestar vestibular este ano recomendo que leia. O fato é que ele foi o responsável por quebrar a minha cisma com este tipo de literatura.
Quem escreveu?
O autor nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1831 e morreu 30 anos depois em Macaé (RJ) no naufrágio de um navio. Formou-se médico, mas jamais exerceu a função. Foi funcionário público, época em que conheceu o então futuro escritor Machado de Assis, e também trabalhou no jornal Correio Mercantil.
Foi escrevendo para um suplemento (A Pacotilha) deste mesmo periódico que Manuel publicou seu único romance. Na época, a história era veiculada em capítulos e foi assinada por “Um Brasileiro”. Aproximadamente um ano depois a obra foi publicada em dois volumes, porém ele novamente optou por se manter anônimo.
Não é um diário
Tudo isso acontece logo nas primeiras páginas e já dá o tom do romance, sarcástico, repleto de humor e muito dinâmico, bem diferente da ideia que se tem quando lembramos que este também é um clássico. Aqui o mocinho é na verdade um anti–herói.
O que se pode perceber
Claramente influenciado pela ausência do pai, o autor escreve um protagonista que também não conta com afeto paterno a partir da separação de Pataca e Hortaliça. Depois que passa a ser criado pelo padrinho, o livro dá início à narrativa das peripécias de Leonardinho desde sua infância até a vida adulta, passando pelas mais variadas situações que um malandro carioca poderia se meter.
A obra é um retrato da sociedade do Rio de Janeiro ainda durante a estada da família real portuguesa aqui na colônia. Previamente classificada como obra realista, mais tarde foi incluída na corrente romântica e pode ser considerado então um livro de transição entre as duas escolas.
Ficha catalográfica:
Título: Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Saraiva
Ano: 2011
Preço: R$ 13,90
ISBN: 9788520925102