Semana pré-Bienal e estamos na seção de eventos de um site literário. O que você acha que tem aqui hoje? ESPECIAL 23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2014.
O evento começa nesta sexta-feira (22/08) e vai até domingo (31/08). A feira será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo (SP). O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira das 9h às 22h e sábados e domingos das 10h às 22h (exceto o último dia que encerra suas atividades às 21h).
Confira a lista de eventos feita pela equipe do Capitulares para você:
Dia 23 de agosto (sábado)
Os Mistérios da Ficção Policial – Arena Cultural – 10h30
Quem vem discutir o sucesso da ficção policial no mundo é Harlan Coben, escritor que se tornou referência quando o assunto é livros de mistério. Ele é o autor de “Não Conte a Ninguém” e já foi traduzido para mais de 41 idiomas.
Biografia e Jornalismo Literário: A Arte da Narrativa – Escola do Livro – 12h
O professor e jornalista Edvaldo Pereira Lima tem presença confirmada na Bienal do Livro 2014 para falar sobre a construção da narrativa em biografias e sobre o jornalismo literário no Brasil, área em que é especialista.

Fábio Yabu – Espaço Imaginário – 13h
Quem vem compartilhar um pouco da sua experiência é o escritor, ilustrador, roteirista e criador de desenhos animados Fábio Abu. Ele vem falar também sobre suas principais obras, a série em quadrinhos “Combo Rangers” e também “Princesas do Mar”.
Universo Fantástico da Literatura – Arena Cultural – 14h
Os fãs de “Instrumentos Mortais” devem estar malucos para que esse momento chegue. Isso porque ela, a escritora de fanfics de Harry Potter mais conhecida, Cassandra Clare, vai falar sobre sua carreira e o que fez com que ela escolhesse esse gênero. O evento terá outra edição no dia 24 de agosto às 14h no mesmo espaço.
Ilustração brasileira – Salão de Ideias – 16h
Sabia que imagem também é texto? Uma mesa de debates reúne os ilustradores Fernando Vilela, Roger Melo e Odilon Moraes para discutir o histórico, os momentos mais significativos e os rumos dessa profissão no País. Quem mediará o encontro será o artista plástico Renato Moriconi.
Nos Caminhos da Trilogia – Arena Cultural – 18h
Qual a importância do livro e da literatura em nossas vidas? (vixe!!!) Esse é o tema que a americana Kiera Cass vem debater com o público brasileiro. Ela é a autora do fenômeno “A Seleção”, que conta com três volumes já publicados no País.

#BOOKTUBERCONFESSIONS – Espaço Imaginário – 19h
Se você está lendo este post, provavelmente sabe quem são Pâm Gonçalves – Garota It – e Tatiana Feltrin – Tiny Little Things (se não conhecem deveriam). Duas das vlogueiras literárias mais conhecidas desse mundo de meu Deus estarão sobre o uso desse tipo de mídia para a difusão e discussão sobre livros.

O Papel das Livrarias – Salão de Ideias – 20h
Livrarias já são pontos de encontro para socializar e conhecer novas pessoas em São Paulo (SP). As empresas têm cada vez mais organizado e sediado encontro de autores, leitores e fãs. Para discutir essa tendência, o crítico literário João Cezar de Castro Rocha traz para o debate os livreiros Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Pedro Herz (Livraria Cultura), Samuel Seibel (Livraria da Vila) e o francês Jean-Marie Ozanne (fundador de um dos maiores eventos literários da França).
Dia 24 de agosto (domingo)
Narrativas de Assalto: O Universo do Novo Gênero Policial – São de Ideias – 14h
Gosta de literatura policial? Então tem mais evento na Bienal para você. O argentino Pablo de Santis (La Sexta Lâmpara) e o brasileiro Raphael Montes vêm dar suas opiniões sobre esse que é um dos gêneros mais tradicionais mundo no mundo. Quem media o encontro é o escritor e editor Joca Reiners.

Quase Romance, Quase Memória – São de Ideias – 16h
Realidade ou ficção? Qual é o limite entre o inventado e o vivido? Os escritores e jornalistas Carlos Heitor Cony (Quase Memória), Heloisa Seixas (A Porta) e Ruy Castro (biografia de Carmen Miranda e Garrincha) vão discutir o tema com o público.
Leituras de Ficção Científica – Arena Cultural – 18h
Quem vem visitar o público brasileiro também é o escritor americano Hugh Howey. O autor publicou sua primeira obra de forma independente e depois foi procurado por editoras para reeditar seu livro na versão impressa. Seu título mais conhecido atualmente é “Silo”.
O Lugar da Crítica Literária – São de Ideias – 20h
Essa mesa reúne os críticos Hans Ulrich Gumbrecht e Silvano Santiago para discutir os espaços da crítica literária na vida contemporânea. O encontro entre os especialistas terá a mediação do escritor e jornalista Rogério Pereira.
Dia 25 de agosto (segunda-feira)
André Vianco – Praça da Palavra – 14h
Com aproximadamente 1 milhão de exemplares vendidos e três histórias em quadrinhos, André Vianco, o autor das séries “Os Sete” e “Vampiro-Rei”, também estará na Bienal para interagir com seus fãs.

Fábio Moon e Gabriel Bá – Espaço Imaginário – 19h
Quem gosta de quadrinhos vai adorar essa! Os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá tem um encontro marcado no Anhembi com seus fãs. Eles vão falar sobre o sucesso de sua minissérie “Daytripper” e diversas outras HQs que desenharam e publicaram.
Dia 26 de agosto (terça-feira)
Pedro Bandeira – Espaço Imaginário – 15h
Criador de uma das séries infanto-juvenis mais conhecidas da literatura brasileira (Os Karas), Pedro Bandeira já vendeu mais de 20 milhões de livros e vem falar de suas histórias, além de interagir com o público.
Ironia Fundamental – Salão de Ideias – 16h
Recentemente, Antônio Prata escreveu uma crônica em primeira pessoa se passando por um homem amargurado e conservador. Recebeu diversas mensagens de apoio por isso, mas tudo não passava de ficção e ironia. A interpretação de crônicas na era contemporânea é o tema desta mesa de debates que conta com Gregório Duvivier, Xico Sá e o autor de toda esta polêmica.

O Papel do Escritor Brasileiro Hoje: Ouvi-los ou lê-los? – São de Ideias – 18h
Escrever e se relacionar. Esse é o papel do atual escritor brasileiro? Para falar sobre isso a Bienal reúne Patrícia Melo, Cristovão Tezza e Noemi Jaffe em uma mesa de debate. A responsável pela mediação é a jornalista Raquel Cozer.
Games e Literatura – Itinerância Sesc – Sesc Campinas
Os especialistas em jogos digitais Flávia Gasi e David de Oliveira Lemes falam sobre a relação entre literatura e games. O evento contará com a participação do colunista da Folha de S. Paulo Daniel Pelizzari. Atenção, pois este evento não acontece no Anhembi.
Dia 27 de agosto (quarta-feira)
Vou Ler Para o Meu Filho, e agora? – Praça de Histórias – 14h
Quer que seu filho seja um leitor? Então o trabalho começa com você. Os especialistas em mediação de leitura para crianças Lili Flor e Paulo Pixu esperam a sua presença neste evento. Eles também estarão na Bienal com a mesma finalidade no dia 31 de agosto no mesmo espaço.
Dia 28 de agosto (quinta-feira)
Os Desafios da Profissão de Editor – Escola do Livro – 12h
Experiente e renomada editora brasileira com passagens pela Globo Livros e Ediouro, entre outras, Sandra Espilotro falará sobre a importância e desafios da profissão de editor.
Primeiras Leituras para Todas as Idades – Salão de Ideias – 14h
Pedro Bandeira, Ziraldo e Eva Funari se reúnem para falar sobre a produção literária destinada ao público infanto-juvenil. Quem mediará a conversa é o especialista na obra de Monteiro Lobato, professor João Luís Ceccantini.

Confira mais eventos da Bienal na próxima semana. Fique ligado!