Viagens com Capitu: 10 destinos literários inspirados em livros e autores

0

Embarque nos destinos literários com Capitu em destinos que nasceram nas páginas dos livros!

Você já pensou em viajar inspirado por um livro? A literatura tem esse poder: nos leva a lugares reais e imaginários, desperta curiosidade sobre culturas e cidades e nos faz sonhar com cenários que podemos conhecer de perto.

A Capitu — nossa onça literária — decidiu arrumar as malas e embarcar em uma jornada única: explorar destinos que marcaram obras e autores inesquecíveis.

Prepare-se para conhecer 10 destinos literários imperdíveis que unem turismo, cultura e, claro, livros!

Paris – Ernest Hemingway

Livro: Paris é uma Festa
Destino: Paris, França

Hemingway eternizou a boemia da Paris dos anos 1920. Passear pelo Quartier Latin, tomar um café em Montparnasse ou caminhar pelo Sena é reviver essa atmosfera. Capitu, com seus óculos redondos, caminha entre livrarias e cafés, lembrando que “a vida em Paris era uma festa”.

Lisboa – Fernando Pessoa

Livro: Livro do Desassossego
Destino: Lisboa, Portugal

Lisboa respira Pessoa em cada esquina. Do café A Brasileira à Casa Fernando Pessoa, a cidade é puro convite à introspecção literária. Capitu se perde na Baixa lisboeta e sorri diante dos heterônimos que parecem observá-la de longe.

Estátua de James Joyce em Dublin

Dublin – James Joyce

Livro: Ulisses
Destino: Dublin, Irlanda

Dublin é cenário e personagem de Ulisses. Todo 16 de junho, o “Bloomsday” celebra a obra de Joyce com leituras e roteiros pela cidade. Capitu aceita o desafio: um dia inteiro para atravessar Dublin em páginas e passos.

Minas Gerais – Guimarães Rosa

Livro: Grande Sertão: Veredas
Destino: Sertão Mineiro, Brasil

O sertão de Rosa é vasto, filosófico e poético. Caminhar por rios, veredas e paisagens mineiras é mergulhar no coração da literatura brasileira. Capitu encontra o cheiro da terra molhada e descobre que o sertão também cabe no olhar de quem lê.

Sertão Nordestino – Graciliano Ramos

Livro: Vidas Secas
Destino: Sertão Nordestino, Brasil

Graciliano deu voz à aridez, à luta e à sobrevivência em Vidas Secas. O sertão nordestino, duro e belo, é um retrato profundo da realidade brasileira. Capitu sente o sol escaldante no pelo e compreende que cada página é um grito seco de resistência.

Torquay e Londres – Agatha Christie

Livros: Assassinato no Expresso do Oriente e O Assassinato de Roger Ackroyd
Destino: Inglaterra

Na Riviera Inglesa, em Torquay, está o berço de Agatha Christie, a “Rainha do Crime”. Londres, por sua vez, é palco de intrigas e mistérios eternizados por suas histórias. Capitu passeia de lupa na pata, pronta para ajudar Hercule Poirot em mais um caso.

Bath – Jane Austen

Livro: Orgulho e Preconceito (entre outros)
Destino: Bath, Inglaterra

Bath é uma cidade que carrega a elegância dos salões descritos por Jane Austen. Museus, ruas históricas e eventos literários recriam o charme da época. Capitu observa, irônica e curiosa, como Jane, a dança de costumes e paixões que ainda ecoa no ar.

Chile – Pablo Neruda

Livros: Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada (entre outros)
Destino: Santiago, Valparaíso e Isla Negra, Chile

O Chile guarda a memória de Neruda em três casas transformadas em museus: La Chascona (Santiago), La Sebastiana (Valparaíso) e Isla Negra — inclusive a Equipe do Capitulares já visitou esta terceira. Todas revelam o poeta que amava o mar, a política e a intensidade da vida. Capitu caminha entre conchas, janelas para o Pacífico e livros que respiram poesia, descobrindo que Neruda transformou o cotidiano em versos eternos.

Para onde a literatura vai te levar?

De Hemingway a Neruda, de Guimarães Rosa a Jane Austen, os livros nos convidam a viajar — tanto com a imaginação quanto na vida real.

Capitu mostrou que cada destino guarda um pedaço de literatura, uma ponte entre páginas e paisagens.

E você, qual será sua próxima viagem literária? Conta pra gente lá no Insta!
Share.
Joyce Hiromi

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Comments are closed.