Falta pouco para a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Voltando à modalidade presencial, entre os dias 02 a 10 de Julho, o Expo Center Norte será o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país.
Além disso, a Bienal do Livro apresentará uma programação multicultural recheada de literatura, gastronomia, cultura, negócios e muitas outras atrações.
Raio X da Bienal do Livro de São Paulo:
Expectativa 500 mil visitantes;
1300 horas de programação cultural;
500 atrações;
185 expositores;
65 mil m² de ocupação;
300 autores nacionais e internacionais;
36 (autores) na Travessa Literária;
8 espaços culturais.
Os espaços culturais da Bienal do Livro
Arena Cultural
Os visitantes terão a oportunidade de ter contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas.
Cozinhando com Palavras
O espaço proporcionará aos visitantes contato próximo com palestrantes, chefs, jornalistas e autores ligados ao ramo gastronômico. Além de palestras e mesas de autógrafos, os participantes ainda terão a possibilidade de assistir chefs fazendo receitas e degustá-las ao final de cada apresentação.
Espaço Infantil
O Espaço Infantil terá um programa educativo, com narração de histórias, breves oficinas temáticas e atividades de curta duração. Toda a programação será voltada para público geral. Porém, haverá repertório específico para o público escolar de todas as faixas etárias, assim como atividades para famílias.
Salão de Ideias
Com curadoria CBL e Sesc São Paulo, o espaço trará grandes nomes para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural.
BiblioSesc: Praça da Palavra e Praça de Histórias
Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. O espaço contará também com intervenções artísticas.
Espaço Cordel e Repente
O espaço contará com uma extensa programação com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas relevantes ao tema. “Como se faz cordel”, “Como se faz xilogravura” e “Ilustração com referências na xilogravura”.
Papo de Mercado
O curador é o Leonardo Neto e a programação é realizada em parceria com a International Publishers Association (IPA), Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), PublishNews e LC Agência de Comunicação.
Comitiva de Portugal
O país é apresentado como Convidado de Honra, celebrando os 200 anos da independência do Brasil e a união eterna pela língua mátria.
Alguns destaques da Programação Cultural
Nomes internacionais: Alice Oseman (encontro virtual), Beth O’Leary (encontro virtual), Brian Zepka, Jenna Evans Welch, Paulina Chiziane, Valter Hugo Mãe, Xiran Jay Zhao, entre outros.
Nomes nacionais: Ailton Krenak, Aline Bei, Babi Dewet, Bruna Vieira, Carla Madeira, Carol Moreira, Cleo, Conceição Evaristo, Daniela Arbex, Eduardo Spohr, Eliane Potiguara, Gil do Vigor, Ilze Scamparini, Itamar Vieira, Laurentino Gomes, Lázaro Ramos, Luiza Trigo, Mabê Bonafé, Mario Sergio Cortella, Maurício de Souza, Miriam Leitão, Monja Coen, Nathalia Arcuri, Paula Pimenta, Pedro Bandeira, Pedro Bial, Raphael Montes, Thalita Rebouças, Xuxa Meneghel e demais atrações que passam pela Bienal do Livro.
Lembrando que para algumas das atrações (sessões de autógrafos), foram sendo distribuídas senhas durante as semanas anteriores, então as participações nestas ficam sujeitas às tais confirmações via site do evento.
Veja programação completa: bit.ly/programacaobienalsp
Bienal do Livro de SP
De: 02 a 10 de Julho de 2022
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 (Pavilhão Branco e Verde)
Transporte gratuito para o evento: na saída das estações Portuguesa-Tiête do Metrô
Fonte: bienaldolivrosp.com.br
Mas e aí, comenta com a gente no Instagram se você vai na Bienal e quais atrações gostaria de participar!
Relembre também como foi a edição totalmente virtual da Bienal do Livro de 2020.