As Últimas Cartas de Jacopo Ortis, de Ugo Foscolo
No primeiro mês do ano a editora Rocco traz uma obra da terra de escritores como Umberto Eco, Nicolau Maquiavel e (meu preferido) Dante Alighieri, escritor de A Divina Comédia, clássico da literatura mundial. Direto da Itália o escritor Ugo Foscolo (1778 – 1827), no primeiro romance epistolar da literatura italiana, exprime toda a sua desilusão para com o naufrágio do sonho de uma Itália unificada sob Napoleão Bonaparte. Chega ao Brasil o livro As Últimas Cartas de Jacopo Ortis.
O livro marca também a estreia da coleção Memórias do Futuro, organizada pelo tradutor, poeta e acadêmico Marco Lucchesi, que reunirá obras em prosa, clássicos inéditos ou pouco conhecidos no Brasil, mas que mantêm o frescor estético e a atualidade.
Sinopse: Nos escombros de um país cujo nascimento parece ter sido abortado, sob o peso desse sonho em ruínas, Jacopo Ortis também se refugia no interior e escreve cartas ao amigo Lorenzo Alderani, procurando dar conta de tal desesperança. “Humana vida?”, ele escreve. “Sonho, enganoso sonho ao qual damos tão grande valor, assim como as mulheres tolas depositam a sua sorte em superstições e presságios!” É a memória ou, melhor dizendo, a nostalgia paradoxal por um futuro que não virá e a tristeza por um passado heroico fadado a não se repetir, ao menos para Jacopo, que tornam essas páginas tão lancinantes.
Na aldeia em que está, próxima às colinas Eugâneas, ele conhece Teresa, por quem se apaixona. “Eu a vi, ó Lorenzo, aquela divina moça, e agradeço a você por isso. Encontrei-a sentada, pintando o próprio retrato. Levantou-se e cumprimentou-me como se me conhecesse (…).” Mas, a exemplo dos anseios políticos, os amorosos também não se consumam. O pai de Teresa, acossado por problemas financeiros, arranjou o casamento da filha com um marquês.
Confrontado por essa nova desilusão, Jacopo viaja pela Itália enquanto, em suas cartas, reflete sobre a natureza, os rumos da História e seu caráter fugidio e a sua própria precariedade no âmbito de uma vida que parece sempre lhe escapar.
Inspirado n’Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, ainda que o romance de Foscolo carregue o mórbido signo do fracasso, seja político, seja amoroso, é inegável a força que ele retira disso. Se o destino de Jacopo soa tragicamente incontornável, suas reflexões acabariam por municiar aqueles que, depois, lutaram pela Itália, reafirmando não só a pátria tão sonhada, mas a própria vida em sua totalidade.
Ficha catalográfica:
Título: As Últimas Cartas de Jacobo Ortis
Autor: Ugo Foscolo
Tradução: Andréia Guerini e Karine Simoni
Páginas: 240
Sonhos com Deuses e Monstros, de Laini Taylor
A editora Intrínseca coloca nas prateleiras das livrarias o desfecho da trilogia Feita de Fumaça e Osso, Best-seller do The New York Times. O livro Sonhos com Deuses e Monstros, da escritora Laini Taylor chega em janeiro de 2015 para alegria dos fãs da saga.
Sinopse: Dois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Jael nem desconfia de que, em Eretz, quimeras e Ilegítimos ensaiam unir forças na tentativa de alcançar a paz. Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer.
Ficha catalográfica:
Título: Sonhos com Deuses e Monstros
Autor: Laini Taylor
Páginas: 560
A Música do Silêncio, de Patrick Rothfuss
A editora Arqueiro traz o livro A Música do Silêncio, do escritor Patrick Rothfuss. Ele nos leva ao mundo de uma das personagens mais enigmáticas da série A Crônica do Matador do Rei. Repleto de segredos e mistérios, A Música do Silêncio é uma narrativa sobre uma jovem ferida em um mundo devastado.
Sinopse: Debaixo da Universidade, bem lá no fundo, há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem de sua existência, uma rede descontínua de antigas passagens e cômodos abandonados. Ali, bem no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem. Seu nome é Auri, e ela é cheia de mistérios.
A Música do Silêncio é um recorte breve e agridoce de sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história nos oferece a oportunidade de enxergar o mundo pelos olhos de Auri. E nos dá a chance de conhecer algumas coisas que só ela sabe.
Ficha catalográfica:
Título: A Música do Silêncio
Autor: Patrick Rothfuss
Páginas: 144