Stephen King, A Biografia – Coração Assombrado

1

Olá, leitores. Vocês estão bem? Eu estou ótimo.

Hoje é o Dia um do Recapitulando Especial Horror. Para comemorar essa semana de muito medo, eu quero resenhar e indicar a biografia do mestre do terror/suspense, o incrível Stephen King. Espero que vocês gostem e fiquem instigados a ler.

Antes dessa resenha e indicação, quero avisar que você, isso mesmo, você pode mandar sua indicação de livro para o site. É bem simples, basta enviar seu texto para capitulares@outlook.com. O assunto do seu e-mail deverá ser “Eu indico (nome do livro)” e pronto!

Bom, recado passado. Agora vamos ao que interessa.

 Escrevendo a própria vida

Stephen 2Uma vida nunca foi tão precisa quanto a vida de Stephen King. A melancolia, perda, sofrimento e superação fazem parte do conjunto que formou o escritor mais talentoso e bem sucedido do mundo. A vida do autor tem um declínio tão grande que seria fácil para qualquer desconhecido duvidar do potencial Stephen Edwin King e julgar um futuro decadente de um sonhador que se acabou em desespero e álcool.

Stephen King – Coração Assombrado prova que King é não um exímio escritor por acaso. Suas obras são inspiradas do reflexo da longa vida do autor, passando pela perda do pai, juventude frustrada, vícios e a carreira de sucesso.

A escritora Lisa Rogak nos aproxima tanto do autor que, muitas vezes, achamos que King é um amigo de longa data. Os relatos do cotidiano difícil, a criação de King com seu irmão adotivo, David e a mãe Nellie é bem tocante. Lisa também nos conta sobre a paixão de King por histórias de terror desde jovem e sua paixão pela escrita, que o levou até a Universidade do Maine, Estados Unidos, onde ele conheceu sua atual esposa, Tabitha.

Depois de ler essa biografia, eu consigo dizer tranquilamente que esse livro é um ótimo ponto de partida para começar a ler Stephen King. Tudo bem que não é escrito pelo próprio, mas ficar próximo do autor, conhecê-lo e entender de onde surgiu esse renome de “KING” do terror/suspense é fundamental para quem gosta do gênero e para os que têm interesse em conhecer.

Além da vida do autor, Lisa também descreve o surgimento de vários clássicos do autor, por exemplo: Carrie – A Estranha, A Coisa, Dança da Morte, O Iluminado, A Série da Torre Negra e muitos outros. Para quem já leu muitas obras dele, esse livro é um prato cheio e para quem ainda não leu, ele vai deixar muitos com água na boca.

Uma pergunta bem frequente dos leitores do King é: “Como é possível escrever tantos livros de um prazo curto de tempo”. Bom, aqui essa pergunta é explicada. A disciplina do escritor em escrever todos os dias, passar praticamente um horário comercial em seu escritório praticando e exercendo a profissão de escritor é impressionante. Ele diz que tem uma meta de palavras por dia, mas ele afirma que se alguém escrever uma página por dia, no final do ano a pessoa terá um livro pronto. Claro, em sua devida proporção não deixa de ser verdade.

Stephen 1

Muito da escrita do autor é um reflexo dos seus medos durante a vida. A infância, as amizades, a perda, os amores, dependência, medo da morte, futuro incerto e por aí vai. O mais interessante é ver nas entrelinhas dos livros de Stephen King muito da sua própria história. O leitor que já conhece a sua obra consegue encontrar vestígios do autor, criando um vinculo muito interessante entre escritor e público. Mas, isso não impede que pessoas que não tenham lido nada do King não conseguirem ler essa biografia, pelo contrário, acho que essa é uma ótima porta de entrada. Lisa Rogak nos apresenta a vida de homem que tinha um sonho de se tornar escritor, não é um livro de curiosidades, é uma história de vida.

Não li muitas biografias, no máximo umas quatro. Porém, já considero essa uma das minhas melhores leituras biográficas, só ficando para trás de Scar Tissue, biografia de Anthony Kiedis, vocalista da banda Red Hot Chili Peppers, mas isso é assunto para outra indicação ou resenha, quem sabe.

Ficha catalográfica:

Título: Stephen King, A Biografia – Coração Assombrado

Autor: Lisa Rogak

Editora: Darkside Books

Ano de Edição: 2013

Páginas: 320

Comprar: Amazon

Share.

Sou formado em jornalismo e estudante de design gráfico. Entusiasta de um bom quadrinho ou mangá. Adoro livros de terror e ficção científica, além de ter um dedinho na fantasia. Não perco a oportunidade de discutir um filme ou livro. Adora debater ideias e refletir sobre o péssimo posfácio dos livros.

1 comentário

  1. Pingback: 7 livros que indicamos para serem lidos pelo menos uma vez na vida

Leave A Reply