Resenha – O Cão que Guarda as Estrelas e O Outro Cão que Guarda as Estrelas

0

Na semana passada tivemos uma experiência diferente por meio de leitura conjunta com um dos nossos IGs literários favoritos, o @ultimolivro.

Durante dois dias, quinta (16) e sexta (17), foi feita a leitura dos livros O Cão que Guarda as Estrelas e O Outro Cão que Guarda as Estrelas, ambos de Takashi Murakami.

Além disso, durante as leituras também foram feitos alguns stories que apresentaram breves comentários sobre estes mangás incríveis e que no post de hoje conquistam uma super resenha.

O Cão que Guarda as Estrelas e O Outro Cão que Guarda as Estrelas

O CÃO QUE GUARDA AS ESTRELAS

A obra é composta por duas grandes partes. Na primeira acompanhamos a história de um senhor que após diversos acontecimentos complexos e negativos em sua vida, decide deixar tudo para trás e partir em uma viagem de carro ao interior do Japão com tudo o que lhe restou, seu cão Happy.

Um destaque muito interessante é que o ponto de vista principal pertence ao cão que narra os acontecimentos com tamanha inocência e alegria, mesmo em assuntos mais densos como solidão e tristeza em determinados momentos.

Nesta primeira grande parte, o livro se mostra super sensível e emociona bastante, tendo como foco a importância de dar valor para às coisas simples da vida e lá pra página 60 já começamos a refletir em meio a algumas lágrimas.

A segunda grande parte é mais branda em termos de lágrimas, mas não menos bela. Nesta segunda metade ficamos ainda mais apaixonados pela pureza dos cachorros e também é muito interessante ter mais explicações sobre a expressão que dá nome ao título da obra, “Cão que Guarda as Estrelas”.

Além disso, essa segunda parte é lindamente poética e resgata toda a beleza dos personagens principais.

Compre o livro pelo nosso link: Amazon

Papai e Happy, personagens principais de O Cão que Guarda as Estrelas

O OUTRO CÃO QUE GUARDA AS ESTRELAS

O segundo livro de Murakami surge após grande sucesso da primeira obra. Aqui os leitores acompanham duas histórias-chaves que vão se conectando no decorrer das páginas.

Como primeiro destaque, temos toda a sensibilidade na história da Senhora Nagano que, ao adotar um filhote de cachorro fraco e moribundo, vê nesta situação a oportunidade ideal para planejar sua morte também.

Já a segunda história tem grande conexão com o 1º livro O Cão que Guarda as Estrelas e emociona por mostrar algumas perspectivas que não tivemos acesso da primeira vez.

Nas duas grandes partes, é muito interessante acompanhar que os personagens humanos vivem vidas bem tristes até o aparecimento de cães que modificam o cotidiano deles.

Achei que a obra é menos impactante que a primeira do autor, mas ainda sim traz uma carga de emoções que deixam o coração bem quentinho e outras demais reflexões para levar às nossas vidas.

Compre o livro pelo nosso link: Amazon

O criador de várias obras

Takashi Murakami é um artista japonês que soma em seu currículo diversas obras artísticas no ramo da pintura, escultura, direção de cinema, desenho industrial, moda e anime/mangá.

Considerado um grande artista plural, já efetuou exposições em museus conceituados e até no Palácio de Versalhes, além de também ser convidado pela Google para fazer um Google Doodle (2011) e mais recentemente fazer um videoclipe para a Billie Eilish, intitulado You Should See Me In a Crown (2019).

Destaque na literatura

Pela obra literária O Cão que Guarda as Estrelas, Murakami conquistou os seguintes feitos:

• Venceu as categorias “Livro para chorar” e “Livro de platina eleito pelos leitores”, da premiação Da Vinci Book of the Year de 2009;
• Entrou na lista dos 10 melhores títulos do ano na 2013 Great Graphic Novels for Teens da American Library Association;
• Conquistou o 4° lugar no Kono Manga Ga Sugoi! de 2009;
• Ficou em 5° lugar no The Best Manga 2012 – Kono Manga Wo Yome!;
• Foi indicado na categoria “mangá” do 12° Bunka-Chou Media Geijustu-sai.

Além da participação nas diversas premiações, a obra foi um grande sucesso literário que alcançou mais de 400 mil cópias vendidas no Japão e também fez muito sucesso na terra do Tio Sam, os EUA. Todos estes feitos, conduziram para que O Cão Que Guarda as Estrelas fosse adaptado para os telões em 2011.

Confira o trailer (sem legendas):

Mas e por aí, já conhecia alguma das obras ou o autor? Se você gosta de mangás e HQs, aproveita pra dar uma olhada nas super dicas que já postamos por aqui:

Eu Indico mangás
5 HQs para entender momentos da história
Resenha – Green Blood, de Masasumi Kakizaki
Resenha – Ogiva, de Bruno Zago e Guilherme Petreca

90%
90%
Maravilhosas

Sinopse - O Cão que Guarda as Estrelas: é uma graphic novel que conta uma aventura vivida por dois companheiros: um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro. Juntos, eles farão o possível para viver e sobreviver a sua viagem pelo interior do Japão. O diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.
Sinopse - O Outro Cão Que Guarda as Estrelas: conheça a tocante história de outro cãozinho abandonado com Happy, o protagonista de ''O Cão Que Guarda As Estrelas''. Abandonado por estar muito fraco e doente, é acolhido por uma senhora que resolve usá-lo como uma desculpa pra finalmente tirar a própria vida. 'O Outro Cão Que Guarda As Estrelas', escrito por Takashi Murakami e publicado originalmente em 2011, é uma história sobre a importância de ter alguém ao seu lado, e como a amizade e o amor sinceros até mesmo de um cãozinho fazem a diferença na vida das pessoas.

  • Narrações
    9
  • Desenvolvimentos
    9.5
  • Edições
    9
  • Enredos
    9.5
  • Artes
    8
  • User Ratings (0 Votes)
    0
Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply