Estamos na semana do Cuco (ou seria da Cuco?) e os Capitulares trazem diversas curiosidades relacionados ao tema Investigativo. Por que investigação? Bem, para aqueles que não sabem o livro O Chamado do Cuco conta a complicada empreitada do Detetive particular Cormoran Strike em descobrir o assassino de uma famosa top model. Então, juntando as evidências chegamos ao real motivo do porque escolhemos esse assunto como tema. Elementar, meu caro Watson!
Agora pegue o seu bloquinho de anotações e anote as dicas!
E nasce o pai dos detetives literários!
Você conhece o pai dos detetives literários? Vou dar algumas dicas e reunindo toda informação necessária tente desvendar quem é o personagem. Ele mora em um país europeu, mora com um amigo que narra suas histórias e ele não é necessariamente um detetive, pega muitos casos só por diversão. Quem é? Não, não é Sherlock Holmes. Acho que não dei informações suficientes.
Vou melhorar minhas dicas. O pai dos detetives mora em Paris e tem como criador Edgar Allan Poe, seu nome é C. Auguste Dupin. Conhece? O escritor escreveu três histórias com o personagem. Em 1841 lançou Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt no ano seguinte (1842) e A Carta Roubada em 1844. E não culpamos quem acreditou se tratar de Sherlock na primeira descrição, pois muito dele se encontra no detetive de Paris (ou seria ao contrário?). Ambos empregam a lógica e métodos dedutivos para resolver seus casos, explicam detalhadamente seu raciocínio e até mesmo um companheiro que narra suas histórias, muita semelhança para ser mera coincidência.
Como não falar do detetive de Agatha Christie?
Ok, vamos falar de um detetive da famosa escritora Agatha Christie. Com a altura de 1,62m, a cabeça arredondada, diria até que oval, olhos de um verde chamativo, um bigode negro e bem cuidado, típicos do exercito da época (1921) e vaidoso, sempre esta bem vestido. Se você encontrar com esse sujeito na rua saiba que você acabou de esbarrar em Hercule Poirot (ou alguém muito parecido com ele).
Quem é Hercule Poirot? É o detetive fictício inventado pela escritora Agatha Christie. Foram no total de 33 romances e 54 contos com o personagem como protagonista. Em 1975 foi lançado o livro que contava sobre a morte de Poirot, mas o livro já estava escrito desde 1940. Então por que tanto tempo para publicar?
A resposta é: Agatha Christie não queria que seu personagem fosse explorado após a morte da escritora (que morreu um ano após a morte do detetive). Logo o livro planejado com a morte do sagaz detetive ficou “na gaveta” por muitos anos, até a escritora achar conveniente publicar. E agora vem a surpresa (música de suspense), quarenta anos depois da morte da escritora o detetive volta a ativa, pelas mãos da escritora Sophie Hannah (Eita). Mas não achem que isso foi um abuso, a escritora é grande fã de Poirot (e também de Agatha) e conseguiu a autorização dos familiares. O novo livro se chama Os Crimes do Monograma e foi lançado em setembro de 2014.
Onde estão as mulheres detetives?
Perai! Você deve estar se perguntando se não existe nenhum detetive mulher na literatura policial, certo? Não se preocupe, tem (Ok, que não são tantas. O que realmente é uma pena). A escritora Agatha Christie nos apresenta Jane Marple, uma senhora que aprecia fazer crochê e ouvir uma boa valsa. Mora em um vilarejo da Inglaterra chamado St. Mary Mead, muito importante em suas histórias. De cabelos brancos, usando peças de lã e chapéus para senhora. Nada diferente de uma agradável vovózinha.
Mas Marple esta sempre pronta a resolver um crime, não que ela os procure, mas na verdade eles que a encontram. Apesar de usar métodos um tanto diferentes de seus amigos detetives literários ela é uma ótima observadora, de raciocínio rápido e palpites certeiros. Bem, de ingênua não tem nada e a aparência frágil é uma armadilha mortal para os criminosos desavisados e desatentos.
A última aventura de Miss Marple foi lançada em 1976, ano da morte da escritora, mas ela já havia sido escrita muito antes.
Depois de ler sobre romances e contos desses personagens difícil não ficar empolgado e pronto a resolver um crime. E Cormoran Strike, do escritor Robert Garbraith, é a grande promessa para entrar no hall dos detetives literários. Você conhecia algum deles?
Sorteio #OChamadoDoCucoNoCapitulares
Se você gosta de literatura policial vai adorar essa novidade. O Capitulares está sorteando um exemplar de O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling). Este é o primeiro livro da série sobre a vida do detetive Cormoran Strike. É muito fácil participar. Veja as regras em http://goo.gl/r5zZ2W. Inscreva-se e boa sorte!