O mercado literário nacional foi surpreendido na semana passada com o anúncio de compra do Skoob, maior rede social voltada para o segmento literário no Brasil, pela Americanas S.A. A aquisição faz parte, segundo o release distribuído à imprensa, de um movimento estratégico da holding que visa posicionar suas marcas de forma ainda mais relevante no dia a dia dos consumidores.
Com mais de dez anos de mercado, o Skoob oferece a seus usuários diversas ferramentas interativas que permitem a criação de bibliotecas pessoais e diários de leitura, avaliações de obras por meio de estrelas, “competição” entre usuários, elaboração de retrospectivas anuais de leitura e compartilhamento de resenhas literárias (bem como diversas outras aplicações disponíveis no aplicativo e na plataforma web).
Disputa entre gigantes
A operação, que não teve seu valor divulgado, foi vista pelos especialistas como uma reação do grupo empresarial frente à compra do site Estante Virtual pela concorrente Magazine Luiza no início de 2020. Além disso, é importante lembrar que a Americanas S.A. detém parte da B2W Digital, empresa que controla relevantes bandeiras do comércio eletrônico nacional como Americanas.com, Shoptime e Submarino – que até a chegada da Amazon ao Brasil era a principal referência de mercado quando o assunto era livros a preços mais baixos.
Apesar do barulho que o anúncio provocou na semana passada dentro da esfera literária, os homens de negócios não veem a aquisição como algo muito relevante para o grupo. O mercado literário é visto como uma porta de entrada para o público que nunca comprou online e tem um Custo de Aquisição de Cliente 3,8 vezes menor que a média de outros segmentos do e-commerce e também apresentam maior frequência de compra (aproximadamente 50%).
E o futuro…
De acordo com Viviane Lordello – cofundadora do Skoob – em entrevista ao PublishNews, a princípio nada muda para os usuários. No entanto, a empresária revela que com o tempo, com certeza melhores surgiram na plataforma.
E você, curte o Skoob? Quais suas expectativas para essa nova fase da plataforma agora que uma gigante do varejo assumiu o controle? Comente com a gente no Instagram.
Confira nossos últimos posts