5 romances para acalmar o coração em dias difíceis

0

Confira nossa superlista com grandes histórias de amor capazes de afagar o âmago em tempos de crise

A Garota que Você Deixou Para Trás, de Jojo Moyes

romance-a-garota-que-voce-deixou-para-tras-jojo-moyes
Livro publicado em 2014

Mais conhecida pelo romance Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes, com certeza, arrebatará diversos corações apaixonados por meio de A Garota que Você Deixou Para Trás.

Cruzando as histórias de duas personagens femininas, a autora britânica narra os acontecimentos que permeiam a vida Sophie Lefèvre – mulher que vive na França em plena Primeira Guerra Mundial e que é obrigada a se despedir do marido Édouard, recrutado para lutar no front – e Liv Halston – jovem viúva residente em Londres, nos anos 2000, que ainda mora em uma casa de vidro projetada pelo seu falecido esposo, David.

A conexão entre as protagonistas se dá por intermédio de um quadro pintado por Édouard Lefèvre que retrata sua amada esposa Sophie. Aproximadamente 100 anos depois de sua confecção, a pintura surge na vida de Liv como um presente de casamento dado por David, antes dele morrer prematuramente.

Mesmo separadas por quase um século, as fortes personagens de Jojo Moyes estão unidas por vivenciarem situações parecidas e por ter suas vidas envoltas em histórias dolorosas, momentos de perda, conflitos políticos e grandes romances. Resultado: uma história romântica mais do que especial

Onde comprar: Amazon

Amor Além da Vida, de Richard Matheson

romance-amor-alem-da-vida-richard-matheson
A obra contou com uma adaptação protagonizada por
Robin Williams em 1998

Chris Nielsen e Ann são aquele típico casalzão da porra que alguns até chamariam de almas gêmeas. Contudo, um grave acidente de carro tira a vida do marido e os separa no mundo físico.

Desolada pela morte de seu fiel companheiro, Ann toma uma medida drástica e tira a própria vida. Do outro lado, Chris descobre que ele e Ann não podem ficar juntos no pós-morte, pois sua esposa – sendo uma alma suicida – se encontra em outro plano espiritual, se juntando a pessoas que também morreram da mesma forma e agora vivem em sofrimento nos seus “infernos particulares”.

Inconformado com essa situação, Chris junta todo o amor que tem e arrisca tudo para poder ajudar sua alma gêmea. O livro é um interessante mergulho para aqueles interessados na espiritualidade e também para os apaixonados por histórias épicas que, no caso do livro do Richard Matheson, como o nome já diz, vai muito além da vida.

Onde comprar: Amazon

A Culpa é das Estrelas, de John Green

romance-a-culpa-e-das-estrelas-john-green
Capa da primeira edição de
A Culpa é das Estrelas

Se você não viveu numa caverna nestes últimos anos, já deve ter ouvido falar sobre um dos melhores livros de romance de John Green, que até já resenhamos aqui e foi adaptado para os telões dos cinemas em 2014.

Com foco nos jovens adultos, o autor narra a história de Hazel Grace Lancaster, uma adolescente de 16 anos que fora diagnosticada com câncer aos 13 e que agora vive uma vidinha sem grandes emoções, aventuras ou romances.

Hazel tem plena consciência de que sua doença é terminal e gasta seus dias somente existindo na frente da TV e relendo um livro que a deixou com muitas perguntas sem respostas. No entanto sua rotina começa a mudar quando por pressão de seus pais, a garota começa a participar do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. É lá que ela conhece Augustus Waters, um jovem de 17 anos que perdeu uma perna devido a um câncer ósseo já tratado.

Dono de uma personalidade sagaz e irônica, Gus traz amor, inspiração e coragem para Hazel se “arriscar” a viver mais, independentemente de sua doença. Cheio de humor e energia, este romance traz a tona toda a intensidade do amor juvenil, que é sempre permeado por euforia, drama e reviravoltas.

Onde comprar: Amazon

Diário de Uma Paixão, de Nicolas Sparks

romance-diario-de-uma-paixao-nicolas-sparks
Adaptação do livro chegou aos cinemas em 2004

Responsável por diversos best-sellers que se transformaram em filmes, Nicholas Sparks não poderia estar fora dessa lista, certo? O livro escolhido para representá-lo nesta lista é Diário de Uma Paixão.

Adaptado para os cinemas em 2004, a obra conta a história de amor de Noah e Ellie. O romance destes dois é narrado por um idoso de aproximadamente 80 anos de idade locado em um asilo. Todos os dias, ele conta a história do jovem casal para uma mulher idosa residente no mesmo local.

Noah e Ellie viveram um amor de verão ainda quando tinham 17 e 15 anos respectivamente. Eles passaram bons momentos juntos e se apaixonam neste curto espaço de tempo. Contudo, devido à diferença social, um rapaz pobre e uma moça muito rica, o relacionamento dos dois é “sabotado” pela família da garota.

Separados por 15 anos, Noah passa pelo alistamento militar e pelas vicissitudes da guerra quando volta à casa que seu pai deixou por reformar. Enquanto isso, a vida de Ellie é preenchida por muitos estudos, eventos sociais e seu iminente casamento.

Prestes a trocar alianças com o noivo, a jovem mulher encontra em um jornal de bairro um artigo que destaca o incrível trabalho realizado por Noah durante a restauração de uma antiga casa. O reaparecimento do antigo namorado abala todas as certezas que Ellie tinha sobre seu futuro e coloca em pauta se aquele amor de verão ficou de fato para trás.

A obra surpreende não somente pela sensibilidade com que o autor retrata o romance de Noah e Ellie, mas também quando vamos descobrindo a ligação entre o jovens apaixonados e os idosos que compartilham esta história na casa de repouso.

Onde comprar: Amazon

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

romance-orgulho-e-preconceito-jane-austen
Após sucesso com o filme, Keira Knightley estampou diversas capas de livros

Pode-se quase que se dizer que os romances de época foram inventados pela Jane Austen.
Ambientado na Inglaterra do final do século XVIII, as camadas sociais eram bem rígidas e as mulheres deviam se limitar a casar, muitas vezes sem amor, com homens “bem posicionados” na sociedade.

Neste mundo cinza, encontramos a jovem Elizabeth Bennet que, com seus já longevos 20 anos de idade para aquele momento, não pensa igual às mulheres do seu tempo. Casar com homens considerados bons partidos está fora de sua lista prioridades.

Como uma personagem capaz de roubar nossos corações, Lizzy é inteligente, espirituosa e dona de diversas convicções. Com essa força interior, ela não está desesperada para se casar e se recusa a fazer isso para ter estabilidade financeira.

O primeiro e os muitos encontros de Elizabeth com o nobre Fitzwilliam Darcy reservam ao romance diversas explosões de orgulho e preconceito por parte dos dois personagens. Entretanto, por meio do amadurecimento e das mudanças de comportamento de ambos é possível se envolver e se apaixonar ainda mais por esta obra atemporal de Jane Austen.

Além de todas essas qualidades, essa belezinha literária contou com ricas adaptações em filme (2005) e série (1995). Como se não fosse o suficiente, o livro também é a base para o desenvolvimento de enredos e personagens de outros best-sellers dos anos 1990 como O Diário de Bridget Jones e Bridget Jones no Limite da Razão, de Helen Fielding, ambos também com adaptações para o cinema.

Onde comprar: Amazon

E pra você, quais livros de romance entrariam na lista? Comenta aqui embaixo e vamos trocar muitas sugestões.

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply