Confira o que aconteceu na UcconX 2022

0

Realizada entre os dias 27 e 31 de julho deste ano no complexo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, o UcconX – o mais novo festival de cultura pop, geek e gamer a chegar ao Brasil – prometia ser o grande evento nerd do ano (ou pelo menos era o que dava a entender as peças de divulgação veiculadas pela organização). A construção da expectativa junto ao público foi muito bem feita, mas na prática a realidade foi outra.  

Nossa equipe esteve no evento no sábado, 30/07, e já na entrada dava para perceber que o festival não estava tão cheio quanto nos era passado por meio das redes sociais. O espaço era bem delimitado e foi possível ter uma ideia do que estava rolando só de ouvir e de ver a empolgação e a circulação do público.

Para os fãs de games, o evento estava muito legal, com uma arena de jogos enorme, campeonatos rolando e encontros com influencers desse nicho. O que também não faltou foram Cosplayers. A cada 20 passos você encontrava um. Entretanto, o que mais nos interessava era a base literária do evento, onde se encontravam os quadrinhos, os ilustradores e os criadores dessas histórias que tanto nos fazem feliz.

Divertido, mas…

Encontramos apenas duas lojas do gênero [quadrinhos]na feira

Circulando pelo complexo, sentimos muita falta dos quadrinhos. Encontramos apenas duas lojas do gênero e apenas algumas outras vendendo itens colecionáveis. Os organizadores prometiam ‘’o maior Artist Alley da história’’, mais uma vez, não foi isso que vimos. Ao passar pelo corredor nem percebemos que tinham ilustradores até ver uma moça saindo feliz com uma arte nas mãos. Você já pode tirar suas conclusões a partir daí.

Partimos então para fazer as atividades que nos interessavam de fato, aquelas relacionadas ao mundo de Harry Potter. Pegamos uma fila para participar de uma aula de poções ministrada pela EMB (Escola de Magia e Bruxaria do Brasil). O tempo de espera na fila foram preenchidos pela interação com personagens como faunos e duendes, o que foi bem legal.

A aula, apesar de rápida, era só pra dar um gostinho mesmo. Foi bem divertida. Após o término da atividade, podíamos tirar fotos com os professores e seguir para a lojinha. Lá experimentados a cerveja amanteigada e os elixires (tudo muito gostoso).

Ponto alto

Ator Rupert Grint, o Rony Weasley de Harry Potter, chega ao palco da UcconX

O final da noite era o mais aguardado, pois seria a chance de ver de pertinho o ator Rupert Grint, que interpretou o icônico Ronald Weasley em Harry Potter no cinema. Quando ele chegou ao palco principal, todo o público foi pra lá e o espaço lotou em instantes. Naquele momento, valeu muito a pena estar ali, o ator é realmente simpático, sorriu o tempo todo, acenou para os fãs, arriscou umas palavrinhas em português e estava atento à movimentação do público. Durante a entrevista, ele respondeu perguntas relacionadas ao mundo de HP, ao seu atual projeto (Servant) e um pouco sobre a vida pessoal.

Após a saída do ator do palco, foi nossa vez de nos despedir do evento. Minha impressão geral foi de que o evento ficou marcado por ter ainda pouco público, locais vazios, falta de estandes e menos do Geek original. Em seu twitter oficial, os organizadores deixaram a mensagem de que no ano que vem tem mais. Esperamos de verdade que o evento cresça e melhore, afinal, nós queremos a oportunidade de conhecer criadores e atores que dão vida aos personagens literários que nós tanto amamos.

Também esteve na UcconX? Comente com a gente no Instagram!

Confira também outros eventos nos quais os Capitulares estiveram presentes!

Share.

Formada em fisioterapia e RH, eu tinha um ritmo frenético de leitura, hoje tô menos intensa e mais aberta a ler de tudo, mas que fique bem claro que meus gêneros favoritos continuam sendo romances e fantasias. Antes de descobrir o Skoob, anotava minhas leituras em um caderninho que tinha páginas especiais para essa informação, lá consta que meu primeiro livro foi ‘’Sangue, ossos e pedacinhos’’, do Nick Arnold, e logo em seguida ‘’Romeu e Julieta’’, de Willian Shakespeare. Assim, percebe-se a minha flutuação de gênero, desde sempre.

Leave A Reply