Pirataria, Nobel, mil páginas e O Sumiço de Beatriz

0

Segunda-feira é dia de notícias do mundo literário. E nesse inicio de mês já temos uma diversidade de temas, com direito a Nobel, prêmios de literatura e piratas (sim, piratas).

E os vencedores são…

Vanessa Barbara, Ganhadora na categoria Romance
…Vanessa Barbara, Ganhadora na categoria Romance

O Prêmio Paraná de Literatura anunciou no dia 24 de novembro os vencedores de sua terceira edição. Este ano, concorreram 630 obras inéditas de autores de todo o País. Elas foram inscritas sob pseudônimos. Operação Impensável, de Vanessa Barbara, cronista do Caderno 2 e do New York Times, ganhou na categoria romance. Sônia Barros, escritora conhecida por suas obras infanto-juvenis, venceu em poesia com Fios. E a professora de inglês Adriana Griner ficou em primeiro lugar em contos com No Início.

...Adriana Griner, ganhadora na categoria Conto
…Adriana Griner, ganhadora na categoria Conto

Elas ganharam R$ 40 mil cada uma e terão o livro editado pela Biblioteca Pública do Paraná, que promove o lançamento no dia 12 de dezembro.

E Sônia Barros, ganhadora na categoria Poesia
E Sônia Barros, ganhadora na categoria Poesia

Fonte: Estadão

E tem Nobel na Editora Rocco

A Rocco vai relançar três livros do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2014. Ronda da noite, Uma Rua de Roma, vencedor do prestigioso prêmio Goncourt em 1978, e Dora Bruder, que estavam esgotados, voltam ao catálogo da editora ainda este ano com novo projeto gráfico.

patrick modiano nobelPatrick Modiano nasceu em julho de 1945 e sempre teve a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazista na França como dois de seus principais temas. Autor de mais de 20 livros e conhecido pelo trabalho de exploração da memória que realiza em suas obras, foi apontado por Horace Engdahl, da Academia Sueca, como um “Marcel Proust de nosso tempo”.

As novas edições de Ronda da Noite, Uma Rua de Roma e Dora Bruder chegam às livrarias brasileiras em dezembro.

Fonte: Editora Rocco

Piratas também leem, mas pirataria é crime

le livrosQuem conhece o site Le Livros e o utiliza para baixar obras completos em vários formatos pode começar a temer pelo seu fim. Ele acaba de ser descoberto por editoras brasileiras. Ali, podem ser lidos ou baixados (epub, mobi e pdf) mais de 3 mil livros em português, incluindo os lançamentos O Irmão Alemão, de Chico Buarque; Eternidade Por Um Fio, de Ken Follett; e O Capital no Século 21, de Thomas Piketty,  sem pagar nada. É o site mais profissional já criado em português para esse fim polêmico. Há dois meses, a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos recebeu a primeira denúncia de um autor. Uma ou outra editora também reclamou.

O passo agora é descobrir os responsáveis e tomar providências jurídicas para a tristeza dos mais de 400 mil seguidores da página do Le Livros no Facebook.

Fonte: Estadão

Lendo mil páginasgraça infinita

Um clássico de mil páginas ganha sua primeira edição no Brasil. O romance “Graça Infinita”, do norte americano David Foster Wallace, lançado em 1996, ganha tradução no país somente agora pela Companhia das Letras.

A edição do livro não traz o título na capa, mas tem um acabamento de uma beleza atraente. Ilustrada com uma pista fundamental do conteúdo: uma caveira com olhos de rolo de filme.

A trama da obra tem como elemento central um filme, também chamado “Graça Infinita”, que é tão divertido que os espectadores, incapazes de desviar a atenção, assistem até morrer.

Fonte: Folha de S. Paulo

Semana O Sumiço de Beatriz

A autora Carolina Matsuo está preparando uma grande surpresa para os leitores neste final de 2014. Tem início hoje (01/12) a Semana O Sumiço de Beatriz, ação que envolve mais de 30 blogs, vlogs e sites literários – entre eles o Capitulares – e que pretende tornar a obra ainda mais conhecida entre o público leitor.

Durante os próximos sete dias os internautas poderão conferir diversas informações sobre a obra e a autora. Fique ligado aqui em nosso site. Neste primeiro dia você confere a sinopse e a capa do livro:

O Sumiço de Beatriz
Capa de O Sumiço de Beatriz

Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.

Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.

Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.

Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.

Saiba como adquirir:

Versão impressa (diretamente com a escritora): Pela página do Facebook

Versão digital: Amazon, Saraiva ou Livraria Cultura.

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply