O francês que conquistou o Nobel
Desta vez os suecos deixaram a literatura francesa em destaque premiando o escritor Patrick Modiano. O autor foi reconhecido por trabalhar com a memória da Segunda Guerra Mundial, recorrente em seus livros. Modiano tem 69 anos e é filho de judeu com uma comediante belga.
Alguns títulos do autor já foram lançados pela editora Rooco: “Dora Bruder”, “Vila Triste”, “Meninos Valentes” e “Ronda da Noite e Do Mais Longe do Esquecimento”. Infelizmente alguns desses títulos já estão esgotados, mas nada impossível de encontrar em um bom sebo.
Inclusão visual
O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) junto à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis está investindo no atendimento de alunos com deficiências audiovisuais.
Ao todo, já foram traduzidos 164 livros infantis e 651 obras didáticas para mais de 124 crianças, adolescentes e universitários atendidos pelo CAP Florianópolis. Além do Braille, existe também o serviço de produção de áudio, usados em sala de aula e nas casas de alunos iniciantes do ensino fundamental. No total, já foram feitos 10 audiolivros.
Este atendimento é uma consequência da parceria do Ministério da Educação e da Prefeitura de Florianópolis, ajudando tanto Floripa quanto os municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara.
Essa é uma ótima iniciativa e merece muita atenção. Existem muitos estados que sofrem com a falta de apoio para deficientes visuais, não são só os estados mais afastados, os principais também não oferecem total apoio a essas pessoas.
Um dia para celebrar Harry Potter
Pois é, a febre não pode acabar, e não vai. Em uma tentativa de animar os fãs órfãos do menino bruxo da Rua dos Alfeneiros, número 4, a editora inglesa Bloomsbury realizará, no dia 5 de fevereiro, no Reino Unido, o vento Harry Potter Book Night.
A intenção do projeto é reunir escolas, livrarias, bibliotecas e fãs para organizar eventos relacionados ao mundo criado por J. K. Rowling, discutindo as obras, personagens e todo o universo.
Cada instituição ou local pode planejar os eventos da maneira que quiser, porém, para manter uma identidade, a editora Bloomsbury disponibilizará kits com modelos de convites, pôster, jogos, atividades, sugestão de fantasias e decoração. Ainda existe a possibilidade de criar uma competição com as escolas e outros locais que sediarão os eventos.
Lembrando que ideias com está também existem no Brasil, como o “Dia D”, em comemoração ao escritor Carlos Drummond de Andrade, e a “Hora de Clarice”, para Clarice Lispector.
Eu gostaria de um dia para o Pedro Bandeira, criador da série “Os Karas”. Toparia até participar dos organizadores (Hehehe). E você, qual autor você gostaria de ver homenageado com eventos por todo cidade?