Primeiro trailer de The Casual Vacancy
A BBC One divulgou no último domingo o primeiro trailer de The Casual Vacancy, minissérie baseada em Morte Súbita, primeiro livro adulto de J. K. Rowling. A adaptação terá três episódios e têm estreia prevista para o próximo dia 15 de fevereiro no Reino Unido.
A obra literária de Morte Súbita conta a história do povo de Pagford, vilarejo fictício localizado no interior da Inglaterra. A morte de um dos habitantes mais ilustres do local é o ponto de partida para vários acontecimentos envolvendo diferentes pessoas, classes sociais e até mesmo a política.
Confira o teaser:
Ansiosos para uma Morte Súbita?
Estimuladores de leitura
O site Portal do Professor indicou 11 obras literárias e didáticas para educadores que têm o interesse de estimular em sala de aula seus alunos a desenvolverem o hábito de leitura. O projeto também é válido para diversas pessoas que buscam se aprofundar no tema.
Confira a lista:
A Arte de Ler
Émile Faguet – Editora Casa da Palavra – Brasil
O Incentivo à Leitura
Cláudia Stocker – Editora – Brasil – 2014
Incentivando o Amor pela Leitura
Eugene H. Cramer, Marrietta Castle – Editora Artmed – Brasil – 2001
Estratégias de Leitura
Isabel Solé – Editora Artmed – Brasil – 1998 – 6ª edição
Por que Ler?
Tânia Dauster, Lucelena Ferreira – Editora Lamparina, Coed. FAPERJ – Brasil – 2010
Os Jovens e a Leitura: Uma Nova Perspectiva
Michèle Petit – Editora 34 – Brasil – 2008
A Arte de Ler
Michèle Petit – Editora 34 – Brasil – 2010
O Prazer do Texto
Roland Barthes – Editora Perspectiva – Brasil – 2008 – 4ª edição
A Importância do Ato de Ler
Paulo Freire – Editora Cortez – Brasil – 2011
Leituras: do Espaço Íntimo ao Espaço Público
Michèle Petit – Editora 34 – Brasil – 2013
Como Incentivar o Hábito da Leitura
Richard Bamberger – Editora Ática – Brasil
Sem pressa
Trazemos más notícias aos leitores que estão esperando pela continuação dos livros da saga das Crônicas de Gelo e Fogo (Game of Thrones). A editora americana Harper Collins, responsável pela publicação dos romances de R.R. Martin, confirmou que o sexto volume, The Winds of Winter, não será lançado em 2015.
A editora Jane Johnson informou ao site do jornal britânico The Guardian que os livros escritos por Martin são extremamente complexos e requerem muita concentração no processo editorial e também têm uma extensão equivalente a mais de um livro de outros escritores.
O último livro de Martin, A Dança dos Dragões, foi publicado em 2011 nos EUA e no ano seguinte em nosso País.
Oráculo literário
Um oráculo dos livros. É basicamente isso que o Readgeek propõe. O site é uma espécie de rede social que pretende indicar quais obras você gostaria de ler. As sugestões são feitas a partir de cálculos e estatísticas baseadas nas avaliações que o usuário faz de outros títulos que já leu.
É possível compreender a proposta da nova ferramenta logo na página principal em que um banner apresenta a seguinte mensagem: “Tchau, tchau livros ruins!” e “Nós prometemos, sabemos quais livros você quer”.
Para fazer parte da rede, os interessados devem avaliar dez livros. Os desenvolvedores do site ressaltam que indicar quais obras você não gostou ajuda o sistema a selecionar títulos cada vez mais próximos do seu interesse.
Com um sistema de avaliação mais complexo que os encontrados em sites semelhantes, o Readgeek utiliza um processo que se divide em 20 etapas e uma escala que vai de um a dez. Na página principal
E aí gostaria de testar a nova ferramenta? Acesse http://www.readgeek.com/rate_many e tente agora mesmo!
Hogwarts em lego
Brincando de lego no nível hard, a americana Alice Finch virou um dos destaques da semana ao compartilhar sua própria reprodução da escola de magia e bruxaria de Hogwarts. O castelo é o principal cenário da história de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.
Alice Finch começou o “trabalho” como uma forma de passar um tempo brincando com o filho mais velho. Para reproduzir o castelo, ela utilizou mais de 400 mil peças que serviram para recriar com detalhes o local das histórias de Harry, Hermione e Rony.
Confira a galeria de fotos:
Prêmio Sesc de Literatura 2015
Estão abertas, até o dia 1º de março de 2015, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura. Os interessados devem enviar seus trabalhos por meio de um formulário online contido no site da premiação (acesse aqui).
Os escritores podem enviar até uma obra para cada categoria, sendo elas contos e romance. Não é permitido que os competidores assinem seus textos com nomes reais, sendo necessário criar um pseudônimo.
Na categoria romance, o volume de texto deve estar entre 180 a 600 mil caracteres. Já os contos devem ter de 140 a 400 mil.