5 HQs para entender momentos da história

0

A história relata fragmentos do passado, move o presente e ajuda a construir o futuro. Contudo, entender alguns fatos históricos pode ser bem complexo. Para facilitar o entendimento de alguns momentos da historia, trazemos a indicação de cinco histórias em quadrinhos incríveis.

Palestina: Na Faixa de Gaza e Palestina: Uma Nação Ocupada

As obras são frutos de uma viagem realizada por Joe Sacco ao Oriente Médio entre 1991 e 1992. O jornalista retrata um pouco do conflito geopolítico de Israel x Palestina, introduzindo mais sobre os traços históricos que contribuíram para esse cenário de divisão territorial.

As reportagens investigativas inseridas nos livros tecem diversas emoções com histórias coletadas nos hospitais, nas escolas, nas ruas, nos campos de refugiados, em conversas com rebeldes, e muitos outros relatos de moradores palestinos e judeus vivendo mais um dia em uma nação dividida.

Comprar:
Na Faixa de Gaza
Uma Nação Ocupada
Palestina – Edição Especial (Completa)

Maus

Um clássico moderno das histórias em quadrinhos traz a narrativa emocionante de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Escrita e ilustrada por Art Spiegelman, filho do sobrevivente, a obra inicialmente foi lançada em duas partes (em 1986 e 1991) e mais tarde sua versão completa ganhou Prêmio Pulitzer de Literatura (1992).

No livro, as “diferentes raças humanas” são caracterizadas por espécies de animais nas quais o autor maestralmente retrata judeus como ratos, nazistas como gatos, americanos como cachorros e poloneses como porcos para evidenciar alguns dos horrores do Holocausto.

Onde comprar: Amazon
Compras com AME/Cashback: Americanas, Shoptime e Submarino

Persépolis

Nesta autobiografia, Marjane Satrapi narra sua história a partir dos 10 anos de idade aos primeiros da vida adulta no Irã, durante e depois da Revolução Iraniana (de 1979). Por influências de uma família mais politizada, desde mais nova, Satrapi desenvolve grande senso crítico, analítico e feminista às mudanças socioculturais impostas pelo regime xiita que instaurou e intensificou um sistema autoritário teocrático.

Originalmente publicada em 4 volumes por uma editora francesa (entre 2000 e 2003), a obra ganhou versões únicas e foi adaptada como filme de animação que rendeu uma indicação ao Oscar, em 2007. O emocionante relato de sua história evidencia os impactos de um regime de extremismo religioso para a sociedade e principalmente para a vida das mulheres.

Onde comprar: Amazon
Compras com AME/Cashback: Americanas, Shoptime e Submarino

Trinity

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tensão tomava conta de todo o globo.
Temendo o desenvolvimento de armas por parte dos nazistas, os EUA reúnem militares e cientistas para trabalhar juntos no Projeto Manhattan e na criação de uma bomba atômica, iniciado em 1942. Essa corrida nuclear é narrada por meio de informações sobre pesquisas desenvolvidas e estratégias de guerra visando o “melhor aproveitamento da arma mais letal de todos os tempos.

Os relatos e fatos apresentados na obra chocam por conta de toda a frieza durante os testes e desejos de destruição em massa.
Deste modo, a obra mostra esse prólogo de um dos eventos mais marcantes da história que resultou nas trágicas destruições das cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki, em 1945.

Compras com AME/Cashback: Americanas, Shoptime e Submarino

Gen Pés Descalços

Lançado originalmente na revista semanal Shonen Jump, entre 1972 e 1973, a série de histórias em quadrinhos relata a vida difícil de sobreviventes do devastador ataque com a bomba de Hiroshima – durante a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, a narração com traços autobiográficos do autor ganhou uma coleção de mangás em 10 volumes pela Conrad Editora em 2011. Nas obras, Gen Nakaoka, um garoto de seis anos de idade, vivia com sua família em Hiroshima quando foram assolados pela bomba atômica. Diante disso, acompanhamos todo o sofrimento causado e os grandes desafios dos sobreviventes.

Por conta do sucesso de vendas e de ter sido traduzido para diversas línguas, todo a história foi transformada em animação, adaptado para três filmes e até ganhou uma ópera.

Onde comprar (Vol. 1): Amazon
Compras com AME/Cashback (Vol. 1) : Americanas, Shoptime e Submarino

Gostou das indicações? Também já falamos sobre outros quadrinhos e mangás. Confira:

Eu indico Sakura Card Captors
Eu indico mangás
Eu indico quadrinhos e mangás

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply