Eu indico Vidas Secas

0

– OI!? Mas você vai indicar um livro chato que cai no Vestibular e no Enem?

– Não. Ele pode até cair no Vestibular e no Enem, mas sua totalidade vai muito além de marcar entre as repostas A, B, C, D ou E no gabarito. Vou indicar uma primorosa obra de um autor incrível que foi Graciliano Ramos.

vidas_secas_livroOh, mundo cruel

Família de retirantes sertanejos em uma árdua busca por “terras” menos secas… Vidas miseráveis… Secas… Logo Vidas Secas! O romance foi publicado em 1938 e conta com várias edições (última feita em 2013 pela Editora Record). O livro foi bem recebido pela crítica da época, contribuiu com a segunda fase modernista e se caracterizou também por dar vez ao regionalismo.

Basicamente a obra conta a “seca” história de Fabiano e sua família, composta por Sinha Vitória, filhos (mais velho e mais novo), a cadela Baleia e o papagaio. Todos estes vivem uma vida sub-humana e miserável tentando a sobrevivência no sertão brasileiro. O caminho percorrido em busca de locais que estejam menos secos é preenchido pela fome, pobreza, sonhos ‘inalcançáveis’, tristezas e mais desgraças que vocês podem imaginar. O cenário é deprimente, mas traça um retrato que era forte na época e que continua evidente em algumas “realidades brasileiras”.

Os capítulos?

Em sua totalidade, a obra apresenta 13 capítulos que podem ser lidos fora de ordem (sendo autônomos). Essa regra só se exclui ao capitulo 1. Mudanças e 13. Fuga, que apresentam uma ligação diferenciada e cíclica. A ordem de capítulos apresentada na obra é: Mudanças, Fabiano, Cadeia, Sinha Vitória, O menino mais novo, O menino mais velho, Inverno, Festa, Baleia, Contas, O soldado amarelo, O mundo coberto de penas e Fuga.

A construção dos personagens  é com toda a certeza uma das mais inesquecíveis. A humanização feita à cadela Baleia faz com que um de meus capítulos favoritos seja o dela. Além disso, a “seca” no interior dos demais personagens se deve à preocupação com a fome ou a vida animalesca que pouco consegue dar vez ao humano que ali teria que existir. 

Cai no Vestibular e no Enem!

Apesar da obra ser muito pedida para provas do tipo, acredito que uma leitura destes 13 capítulos dentro ou fora dessa loucura de estudos será sempre válida. É um livro rápido e traz muitas reflexões sobre a condição “humana” da época, mas também da contemporânea, o que proporciona uma comparação entre os dois momentos.

Minha leitura foi tardia, após o período de vestibulares e Enem, mas a reflexão dura até hoje…

Para não me alongar na indicação, quero saber qual é o seu capítulo favorito, o que tirou da leitura de Vidas Secas ou se pretende ler a obra após esse texto aqui. Passar bem!!

Ficha catalográfica

Título: Vidas Secas

Autor: Graciliano Ramos

Editora: Record

Ano: 2013

Páginas: 174

ISBN: 9788501067340

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply