Eu indico Os Palestinos – Judeus da 3ª Guerra Mundial

0

Hoje o Capitulares dá início a uma nova fase. Desde que pensamos a seção “Eu indico”, Joyce, Julio, Thiago e eu havíamos combinado de abrir esse espaço para que os nossos leitores escrevessem suas opiniões e repassassem suas dicas de leitura para os outros.

O mais legal foi que essa semana recebemos um texto do estudante de jornalismo Luis Jourdain de 19 anos sobre o livro-reportagem Os Palestinos: Judeus da 3ª Guerra Mundial. No texto ele conta o que aprendeu com a obra e tece seus pareceres sobre o texto e o tema que norteia o autor.

Por Luis Jourdain

Os Palestinos: Judeus da 3ª Guerra MundialOriginalmente lançado em 1982, o livro Os Palestinos: Judeus da Terceira Guerra Mundial reúne reportagens escritas para o jornal “O Pasquim” pelo enviado especial ao Líbano, Fausto Wolff, na época em que a resistência comemorava os 18 anos da revolução palestina.

Na ocasião da viagem de Wolff, Israel havia acabado de anexar as colinas de Golã ao seu território. Desta maneira, o enviado traça um perfil dos campos de refugiados palestinos no Líbano, expulsos de suas terras após a criação do estado de Israel e sua posterior expansão sobre os territórios palestinos.

Por meio de relatos de situações presenciadas ao longo de sua estadia no país, Wolff traça um perfil do povo palestino, relacionando o modo de vida deles com o socialismo e até elogiando alguns aspectos da vida em comunidade daquele povo, como os hospitais com atendimento digno e o sucesso do governo libanês em manter uma moeda estável mesmo com os constantes conflitos. Por outro lado, ele faz críticas ao uso de armas de fogo por crianças.

A escrita do autor é envolvente e irreverente, com narrativa em primeira pessoa. Parafraseando o ex-deputado Fernando Morais, que acompanhou o autor na viagem e assina o prefácio da edição, “no lugar de fazer um ensaio sociopolítico sobre as raízes do problema palestino, Fausto Wolff fez o que faria um bom repórter: entrevistou os personagens da tragédia e contou o que viu”.

Reproduzida na íntegra no último capítulo, o ápice do livro é a entrevista com o líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e de seu braço armado, o Al Fatah, Yasser Arafat. Ao longo da obra, Wolff narra os encontros que teve com o chefe da resistência palestina na época, o forte esquema de segurança que o acompanhava e qual foi a tática utilizada pelo repórter para driblar os guarda-costas e conseguir realizar a entrevista com Arafat.

Tendo em vista que a questão palestina continua em pauta até hoje, voltando a ser destaque nos jornais do mundo inteiro após a intensificação dos conflitos nos últimos meses, o livro se mantém atual mesmo tendo sido publicado há mais de 30 anos.

Fausto Wolff
Fausto Wolff

Podemos traçar um paralelo entre o então primeiro-ministro de Israel, Menachen Begin, a quem naquele momento o autor atribui a responsabilidade por dar continuidade ao conflito desproporcional que ceifa milhares de vidas de palestinos e israelenses, e o atual ocupante do cargo, Benjamin Netanyahu.

Netanyahu tem promovido constantes ataques aos territórios palestinos usando como argumento a presença de “terroristas” da facção radical islâmica Hamas nesses locais. Dessa maneira, fica clara a enorme desigualdade de forças entre os dois envolvidos no conflito, sendo que milhares de palestinos, muitos deles crianças e mulheres civis, acabaram perdendo suas vidas enquanto no lado israelense o número de baixas foi muito menor e praticamente restrito à militares.

Em diversos trechos da obra, o autor aponta opiniões sobre a situação da palestina e sua repercussão no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que relata o que presenciou nas aldeias e campos de refugiados. Wolff é a favor da criação do estado da palestina e sua coexistência com Israel. No entanto, mais de trinta anos após a publicação do texto original e levando em conta os constantes ataques de ambos os lados, podemos dizer que as chances desse conflito ter seu desfecho de maneira pacífica em um futuro próximo ainda são mínimas.

Ficha catalográfica:

Título: Os Palestinos – Judeus da 3ª Guerra Mundial

Autor: Fausto Wolff

Editora: Alfa-Omega

Ano de Edição: 1982

Páginas: 136

Preço médio: R$ 33,00

Quer que sua dica de leitura seja publicada no Capitulares? Envie seu texto para capitulares@outlook.com. O assunto do seu e-mail deverá ser “Eu indico (nome do livro)”.

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply