Grau de medo para fazer essa revisão de indicação do livro O Exorcista: Estupidamente, dementemente, irracionalmente ALTA. Sim, a Capitular Joyce morre de medo desse livro, filme, imagens, vídeos, e daquela musiquinha desgraçada que passa quando vai começar o exorcismo de Regan McNeil. (Detalhe: pedi para o Julio colocar as fotos do post)
Meu grau de medo tem histórico desde meus 12 anos de idade, quando inventei de assistir ao filme com irmãos e prima. (Resultado, dormi por uns dias ao lado da cama dos meus pais). Aprendi uma lição disso: coloque um cobertor ao lado da cama deles e esteja protegida do demônio! Okey, chega de brincadeiras e lembranças embaraçosas. (Eu cresci, e agora não desligo mais a luz do corredor e saio correndo.)
A indicação abaixo, foi feita por nossa leitora e amiga de profissão, Mariane Camargo, cuja coragem — e esquisitice — fez com que ela lesse o livro por muitas vezes e assistisse ao filme por outras dezenas. Se vocês, como ela, também são amantes do gênero de terror, não podem perder o clássico que será resenhado agora… abrangendo a obra literária e a cinematográfica.
#PartiuExorcismoNaCasaDaReganComALeitoraMarianeCamargo
…
Por Mariane Camargo
O Exorcista é uma daquelas histórias que assombram a mente de muita gente da nossa geração, porém, a maioria só conhece o filme e não faz ideia que ele foi inspirado em um livro homônimo, publicado em 1971 e escrito por William Peter Blatty.
O enredo gira em torno da pequena Regan McNeil, filha de uma atriz de cinema, que de uma hora pra outra passa a ter comportamentos no mínimo estranhos. Para alguns, esses comportamentos eram relacionado à problemas psicológicos, para outros era um reflexo da separação dos pais da garota, mas o que ninguém imaginava era a possessão de um demônio.
Assim como o livro, o filme se inicia no Egito, onde estão sendo feitas escavações arqueológicas. Pra quem começa a ler, ou assiste o filme pela primeira vez, isso é algo um pouco estranho, por imaginar que só verá demônios, vomito verde e frases ditas ao contrário, mas vale ressaltar que com o desenrolar da história, tudo vai fazendo sentido.
Existem várias polêmicas e curiosidades envolvidas com ambos os formatos da trama, porém, destaco um relacionado ao livro. A versão que tenho é a 7ª edição, comprada em um sebo, pois na época que procurei, era grande a dificuldade de achar esse livro nas livrarias mais famosas. Diferente das versões atuais, que possuem a imagem clássica do padre em frente à mansão das McNeil, a capa é branca e traz um demônio, dando um ar ainda mais sombrio (se isso é possível) à obra. Lembro que logo que comecei a ler, fazia isso no ônibus, e só de verem a capa, os outros passageiros já se assustavam, ou olhavam estranho! Além disso, nas especificações do livro, há a recomendação: Proibida a exportação para Portugal e Províncias Ultramarinas Portuguesas.
É inevitável a comparação entre livro e filme, entretanto, posso afirmar que a obra cinematográfica é bem fiel ao livro. Claro que certas situações não foram incluídas e que o livro é bem mais detalhado e assustador, por isso recomendo que se ainda não tenha assistido o filme, conheça primeiro a história literária, para ter mais ideia do que se trata. A trama é muito bem escrita e prende o leitor do início ao fim!
Já vi o filme no mínimo umas 15 vezes, tamanha a minha paixão pela história. Nas primeiras vezes levei alguns sustos, claro, mas não chegou a ser algo extremo, de não conseguir dormir. Vale lembrar que o filme é de 1973, estrelado por Linda Blair, que após O Exorcista, não teve grandes papéis no cinema.
Os efeitos especiais, ao considerar que naquela época eram bem mais primitivos, são bons até, comparando ao que existe hoje em dia. Tão importante essa obra, tanto pra literatura quanto para o cinema, até hoje a formula “garota+demônio= possessão” é repetida até hoje.
Para os amantes do terror, é essencial. Para quem tem medo, o bom do livro é que você não se assusta com cenas inesperadas. Esse é um daqueles clássicos que valem cada momento de tensão, pavor e suspense e deve ser incluído na lista do que você já leu.
Ficha catalográfica:
Título: O Exorcista
Título original: The Exorcist
Autor: William Peter Blatty
Editora: Agir
Ano de Edição (mais recente): 2013
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon
Gostou da indicação da Mariane? Confira também algumas curiosidades BIZARRAS sobre o filme O Exorcista e outros: http://goo.gl/oT9wal
Quer que sua dica de leitura seja publicada no Capitulares? Envie seu texto para capitulares@outlook.com. O assunto do seu e-mail deverá ser “Eu indico (nome do livro)”.