Eu indico Blecaute

0

BLECAUTEO título do livro é apenas uma palavra composta de poucas sílabas, mas seu conteúdo vai “Além da Imaginação“. O romance apocalíptico de Marcelo Rubens Paiva é o segundo de seu repertório. Lançado originalmente em 1986, o livro conta com diversas edições por diferentes editoras ao longo dos anos. Baseado no famoso seriado de TV “Além da Imaginação“, a história também explora um sonho que um dia todos já tivemos: e se o mundo parasse e algumas pessoas não congelassem?

Na obra nacional é exatamente isso que ocorre. Três jovens, Martina, Mário e Rindu,  faziam uma expedição às cavernas do Vale do Ribeira quando uma tempestade inesperada começou. Eles voltam para São Paulo apenas alguns dias depois. Quando chegam lá descobrem que são as únicas pessoas que não foram paralisadas como estátuas. Os protagonistas pensam na magnitude disso e encontram modos divertidos de continuar a viver no “Blecaute” que assolou a cidade.

Ficou curioso para saber o desenrolar da história? Confesso que li a obra na minha época de colegial. Melhor que lê-lo foi poder comentar sobre, pois um grupo de amigos também havia lido a obra. O que faríamos numa São Paulo só nossa? Esse era o debate que não cansávamos de “planejar” e idealizar. O que você faria nesta situação?

Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva
Marcelo Rubens Paiva

Esse nome não lhe é estranho? Pois é. O cara escreve romances, dramaturgias, roteiros e colunas periódicas para o Estadão (jornal O Estado de S. Paulo). Além disso, o nome Paiva esta atualmente na mídia pelo atual julgamento do sequestro político de seu pai, Rubens Paiva, torturado e morto na época da ditadura militar brasileira. Outras obras notórias são “Feliz Ano Velho”, “Malu de Bicicleta” e “E aí comeu?”, que contam com adaptações cinematográficas.

Para conferir mais das pequenas neuroses contemporâneas do autor acesse:

Blogs Marcelo Rubens Paiva

Ficha catalográfica

Livros: Blecaute

Autor: Marcelo Rubens Paiva

Editora: Arx

Ano: 2003

Páginas: 208

ISBN: 8575810952

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply