Eu indico 1984

0

O Eu Indico de hoje foi escrito pelo professor de história, Heriberto Mota, que trouxe destaque a um livro mundialmente conhecido, sim estamos falando da obra 1984.

O romance literário foi escrito por George Orwell — jornalista e ensaísta britânico — e publicado em 1949. A obra também é referencia internacional, sendo traduzida em 65 países, e contando com inúmeras edições  no Brasil, passando por diversas editoras ao longo de 1949 a 2014. (dá uma olhada no Skoob)

A obra clássica também apresenta um mundo distópico que saiu das páginas dos livros para ganhar adaptações cinematográficas, televisiva, ser inspiração para quadrinhos e mangás, até sem encenada nos palcos em formato de ópera. Além disso, um dos personagens principais do romance também pode ter inspirado o reality show Big Brother.

Por Heriberto Mota

george-orwell
George Orwell

Denunciando as mazelas do totalitarismo no decorrer do século XX, o romance de George Orwell, 1984, aborda temas importantes como a quebra da privacidade e a efetiva tortura política dentro de uma sociedade completamente dominada pelo Estado que se julga protetor.

Por ter vivido em uma época na qual, o Estado “opressor” não permitia uma liberdade de expressão, e, a realidade política se tornava cada vez mais complexa devido ao caos que vivia o século pelas guerras advindas, a obra de Orwell, traz em seu cerne um “tratado futurista”. Este, por sua vez, retrata a possibilidade de um futuro que parece não estar muito longe de ser presenciado, apontado metaforicamente no próprio título da obra.

Winston, protagonista da obra, é um “irmão” silenciosamente revoltado com a condição política do seu país. Durante o percurso dos acontecimentos, sua insatisfação e ódio pelo Partido se evidenciam, ao passo que, fica inevitável esconder suas vontades e opinião a respeito da situação.

O clássico

1984
Edição recente da obra

A obra de Orwell aponta para um mundo onde, de fato, não existe liberdade. A vida dos cidadãos é movida e vigiada pelas grandes ‘Teletelas’, uma espécie de televisão que transmite e colhe imagens da vida privada e social da população.

Como ideia central, o livro traz uma grande reflexão sobre os motivos da guerra, as formas do governo impor seu controle à população e de forma evidente, deixa claro que, a mente humana pode de maneira fácil ser influenciada pela mídia e seu poder persuasivo.

Em suma, 1984 é uma grande obra reflexiva sobre aquilo que não queremos de maneira alguma nos tornar, assim como, mostra o quanto é perigoso um regime totalitário quando adotado como forma de governo. Exemplos como, Mussolini, Hitler e Stalin — personificações do totalitarismo mostraram ao mundo de como o poder concentrado nas mãos de pessoas erradas podem desorganizar e desestruturar uma população. E Orwell, deixou isso de forma muito clara em sua fantástica obra.

Ficha catalográfica:

Título: 1984

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das Letras

Ano de Edição (mais recente): 2014

Páginas: 416

Preço médio: R$ 45,00

 

Quer que sua dica de leitura seja publicada no Capitulares? Envie seu texto para capitulares@outlook.com. O assunto do seu e-mail deverá ser “Eu indico (nome do livro)”.

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply