Anne Frank, R.R. Martin, menos leitores no Brasil e livro de colorir

0

R.R. Martin com trabalho em dobro

George R.R. Martin
George R.R. Martin

Já havíamos destacado na semana passada que o autor de As Crônicas de Gelo e Fogo segue recusando convites de eventos e cancelando entrevistas para conseguir terminar de escrever o sexto livro da saga. Porém, além disso, Martin também assumiu um novo contrato de produção com um projeto de série na HBO, mesma emissora que veicula as temporadas de Game of Thrones.

Intitulada como Capitain Cosmos, a nova série contará a história de um autor de ficção-científica bem ousado que vive escrevendo argumentos desafiadores para a recém-criada televisão, no final dos anos 40.

Anne Frank em animação

O diretor israelense Ari Folman divulgou as primeiras imagens do projeto baseado na obra literária O Diário de Anne Frank. O filme vai apresentar a história da pequena judia com um novo olhar, combinando a tradicional técnica dos desenhos feitos à mão com a animação em stop-motion.

Para desenvolver as miniaturas que serão utilizadas nas partes stop-motion, Folman tem trabalhado com o artista plástico Andy Gent (A Noiva Cadáver) e para as sequências de animações tradicionais contará com o auxílio do ilustrador David Polansky (Valsa com Bashir).

O filme ainda não tem previsão de estreia definida e segundo informações da produtora que pertence a Folman, Mako’s Cinemascope, pode levar anos até sua finalização.

Confira a galeria das imagens já divulgadas (clique para ampliar as fotos):

Mais Anne Frank

Na semana passada, além das fotos da animação, também foi divulgado um estudo em que pesquisadores do Museu Casa de Anne Frank afirmam que a jovem judia e sua irmã Margot faleceram provavelmente em fevereiro, no campo de concentração de Bergen-Belsen. A data reconhecida oficialmente segundo a Cruz Vermelha e autoridades holandesas era de 31 de março de 1945.

Conforme a pesquisa com base em documentos da Cruz Vermelha, do Memorial de Bergen-Belsen e em diversos relatos de testemunhas e sobreviventes do campo, foi constatado que as irmãs sofriam de tifo em janeiro e tal doença causa a morte em aproximadamente 12 dias após os primeiros sintomas. Em nota, o museu concluiu que assim seria improvável que as duas tenham sobrevivido até o fim de março.

Não conhece a Anne Frank e não entendeu quase nada sobre as matérias acima? Então dá uma lida rápida em nossa indicação de leitura sobre um dos relatos mais marcantes da ocupação nazista, O Diário de Anne Frank.

Menos leitores para o Brasil

O brasileiro está lendo menos. Essa foi a conclusão da pesquisa encomendada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). O levantamento foi realizado em 70 cidades de nove regiões metropolitanas.

O estudo mostrou que sete em cada dez pessoas não leram nenhum livro no ano de 2014. O resultado significa queda de 5% no número de leitores quando comparado a 2013.

Além da literatura, a sétima arte também sofreu no ano passado. O número de entrevistado que afirmou ter ido ao cinema durante todo o período de 2013 caiu. Em contrapartida, o porcentagem de pessoas que afirmou ter ido ao teatro cresceu.

Entre os motivos apontados pelos pesquisadores para a diminuição de frequentadores e consumidores de atividades culturais, está a instabilidade econômica pela qual o Brasil passa desde 2014.

Netflix dos livros muda estratégia de negócios

A empresa criadora do aplicativo Oyster, conhecido como o Netflix dos livros, está promovendo mudanças em sua estratégia de negócios e acaba de lançar sua loja virtual para a venda de e-books.

A novidade permitirá que qualquer internauta adquira livros digitais de forma avulsa, eliminando a necessidade de fazer uma assinatura mensal, modelo que era a única opção de negócio oferecida pela companhia. Até então, os usuários eram obrigados a pagar R$ 9,95 por mês para ter acesso a mais de um milhão de e-books.

Já foi anunciado pela empresa desenvolvedora do aplicativo que alguns títulos só estarão disponíveis para venda, e nem mesmo os assinantes do serviço ilimitado terão acesso a essas obras.

Brincadeira de criança?

Uma antiga brincadeira de criança se tornou a mais recente febre entre os adultos que buscam uma válvula de escape para o estresse do dia a dia, livros para colorir. O título Jardim Secreto, de Johanna Basford, por exemplo, chegou ao topo da lista de mais vendidos da loja virtual Amazon.

Até o momento, mais de 1,4 milhão de cópias do livro já foram vendidas em todo mundo, elevando o título a um status de tendência mundial. Parte do sucesso da obra é atribuído ao principal argumento de venda utilizado pelas editoras na maioria dos países: Jardim Secreto é um livro terapêutico antiestresse.

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply