Último dia do mês de março, mas abril já começa a todo o vapor. E para a alegria de todos nós leitores, teremos vários lançamentos literários para o mês do chocolate. Vamos conferir:
Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams
A Editora Arqueiro não esqueceu dos fãs do estupendo Douglas Adams (autor de uma série famosa sobre um mochileiro das galáxias e tals) e trará mais uma série (de dois livros) para o Brasil. Essa obra gira em torno do peculiar (caro Watson) Dirk Gently, um detetive holístico que procura soluções na física quântica e esbarra com alguns fantasmas de vez em quando (senhores, bem-vindos ao incrível mundo de Adams).
O primeiro romance foi publicado em 1987 e o segundo (The Long Dark Tea-time of the Soul) em 1988. Para a infelicidade da humanidade e por falta de piedade dos deuses, Adams faleceu antes de terminar o terceiro ghost-horror-detetive-time-travel-romântico-comédia-épico da série. A boa notícia é que parte do que foi escrito foi publicado no livro “O Salmão da Dúvida”, também publicado pela Editora Arqueiro aqui no Brasil.
Sugiro que você corra até uma livraria próxima e adquira o seu exemplar, ou fique em casa mesmo. Tanto faz.
Sinopse: Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível – escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir a trama.
Ficha catalográfica:
Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Número de páginas: 240
Editora: Arqueiro
Tubarão, de Peter Benchley
Antes do Steven Spielberg dirigir o filme que daria origem aos filmes blockbusters, um escritor chamado Peter Benchley escreveu essa tal história que seria adaptada. Esse livro chama-se Tubarão.
Finalmente a Editora Darkside republicará está obra com novo acabamento gráfico, mimando, mais uma vez, os leitores brasileiros. Obrigado, querida Darkside.
Sinopse: A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidad
Ficha catalográfica:
Título: Tubarão
Autor: Peter Benchley
Número de páginas: 320
Editora: Darkside
Sono, de Haruki Murakami
Outro lançamento do monstro da literatura nipônica conhecido pelo nome de Haruki Murakami. Este lançamento é um conto escrito em 1989 e posteriormente lançado na compilação Zō no shōmetsu (a tradução portuguesa ficou O Elefante Evapora-se).
A obra é cheia de metáfora, simbolismos e fantasia. A escrita do autor pode ser comparada, em certo grau, ao escritor Neil Gaiman. Minha dica é: leia para e descubra se é seu tipo de leitura.
Sinopse: Ela era uma mulher com uma vida normal. Tinha um marido normal. Um filho normal. Ela até podia detectar algumas fissuras nessa vida aparentemente perfeita, mas nunca chegou a pensar seriamente nelas. Até o dia em que deixou de dormir. Então, o mundo se revelou. Um mundo duplo de sombras e silêncio; um mundo onde nada é o que parece. E onde ela não pode mais fechar os olhos.
Ficha catalográfica:
Título: Sono
Autor: Haruki Murakami
Número de páginas: 120
Editora: Alfaguara
Sobre a Escrita
E
Escuridão Total, sem Estrelas
Dose dupla de Stephen King nesta semana. A Editora Suma de Letras traz dois livros, um de contos e uma “auto biografia” muito esperado pelos fãs. Muito bacana essa guinada que a editora teve com as obras do King, trazendo diversos títulos que estavam fora de catálogo e agilizando lançamentos recentes para o Brasil.
Sobre a Escrita (sinopse): O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror – desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.
Ficha catalográfica:
Título: Sobre a Escrita
Autor: Stephen King
Número de páginas: 256
Editora: Suma de Letras
Escuridão Total, sem Estrelas (sinopse): Em ‘Escuridão total, sem estrelas’ os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão- das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos.
Ficha catalográfica:
Título: Escuridão Total, sem Estrelas
Autor: Stephen King
Número de páginas: 392
Editora: Suma de Letras
Os filhos de Anansi, de Neil Gaiman
Uma das obras mais queridas pelos fãs do escritor inglês Neil Gaiman será relançado pela editora Intrínseca (de acordo com o Skoob). Conhecido pelas suas obras que misturam fantasia, atualidade, diversas mitologias e uma criatividade sem tamanho (sim, estou dando uma de fã-boy), e famoso por trabalhos, tanto no mundo literário, quanto nos quadrinhos com Sandman, com certeza um bom investimento para o mês de abril (parei com a “fãnzice” chata).
O livro foi lançado aqui no Brasil em 2006, pela Conrad e agora será relançado com nova capa e tudo. A Editora Intrínseca coloca outra obra de Gaiman em suas prateleiras.
Sinopse Skoob:
Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante… e bem mais perigosa.
Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.
Ficha catalográfica:
Título: Os Filhos de Anansi
Autor: Neil Gaiman
Número de páginas: 238
Editora: Intrínseca
O milagre, de Nicholas Sparks
Um dos escritores de romance famosos chega nas prateleiras das livrarias pela editora Arqueiro. Nicholas Sparks traz toda sua sensibilidade em sua obra O milagre, e nessa obra explora o misterioso caminho do coração de duas pessoas feridas pela vida que tiveram.
No Brasil o escritor já teve muitas obras publicadas, algumas delas chegaram a ganhar as telas do cinema, como por exemplo, Querido John, Um amor para recordar, Diário de uma paixão e Uma longa Jornada, que logo chegará aos cinemas.
Sinopse da editora:
Jeremy Marsh é um jornalista cético que dedica a vida a investigar e desmentir fenômenos sobrenaturais. Ele está no auge do sucesso, prestes a ir trabalhar na TV, quando recebe uma carta curiosa.
Nela, uma senhora relata a ocorrência de luzes estranhas e fantasmagóricas no cemitério de Boone Creek, uma pequena cidade na Carolina do Norte. Farejando uma boa história, Jeremy sai de Nova York e vai passar uma semana lá.
Quando começa suas investigações, ele conhece a obstinada Lexie Darnell. Responsável pela biblioteca local, ela está determinada a proteger as pessoas e a cidade que tanto ama – e nem um pouco disposta a confiar no forasteiro. Depois de sofrer pelo término de dois relacionamentos, ela tem duas certezas: a primeira é de que seu lugar é em Boone Creek, e a segunda é de que não se pode acreditar num homem tão sedutor quanto Jeremy.
O que ela não imagina é que o jornalista também tem suas feridas. Ele nunca conseguiu superar completamente a dor de seu casamento desfeito e a frustração de saber que jamais poderá ser pai.
Enquanto tenta descobrir a verdade por trás das luzes do cemitério, Jeremy tem que desvendar também os próprios sentimentos e se vê diante de escolhas muito difíceis, entre elas a de voltar para a vida que conhece em Nova York ou fazer algo completamente novo: acreditar.
Ficha catalográfica:
Título: O milagre
Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 288
Editora: Arqueiro