Doze obras serão exigidas para o Vestibular 2016 da Unicamp

0
Doze obras serão exigidas na prova

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou hoje sua nova lista de leituras obrigatórias que está valendo para o Vestibular 2016 (será realizado em 2015). A partir de agora, a instituição exige o estudo de 12 obras que passam pelas literaturas brasileira, portuguesa e africana. Além dos clássicos, textos mais recentes também serão utilizados na prova.

Contemplando romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, contos, crônicas, peças de oratória e crítica, a nova lista busca permitir que o vestibulando amplie seus campos de estudo. Segundo nota divulgada pela universidade, a lista de textos exigidos será atualizada anualmente.

Confira as obras a seguir:

Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade)

Sonetos (Luís de Camões)

Amor – livro: Laços de Família (Clarisse Lispector)

A hora e a vez de Augusto Matraga – livro: Sagarana (Guimarães Rosa)

Negrinha – livro: Negrinha (Monteiro Lobato)

Lisbela e o Prisioneiro (Osman Lins)

Viagens na Minha Terra (Almeida Garret)

O Cortiço (Aluísio Azevedo)

Capitães da Areia (Jorge Amado)

Til (José de Alencar)

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Terra Sonâmbula (Mia Couto)

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply