Eles crescerão ainda mais
Infância, adolescência e vida adulta. Esse é parte do ciclo pelo qual todos nós passamos. Mas, quem também está seguindo esses passos é a Turma da Mônica. No último dia 15 de outubro, Maurício de Sousa, um dos quadrinistas mais conhecidos do Brasil, revelou alguns detalhes sobre seu novo projeto: “Turma da Mônica Adulta”.
O enredo desta empreitada contará a história de Cebolinha, Magali, Cascão e Mônica após os 25 anos de idade. Eles terão que lidar com a rotina de um adulto que envolve relacionamentos, família e trabalho.
A intenção é que os leitores envelheçam com os personagens. A série deve ter o formato de folhetim e vai abordar temas atuais do Brasil. Para isso, Maurício está se consultando com um dos novelistas mais reconhecidos do País, Walcyr Carrasco, que teve como como mais recente trabalho na TV a novela Amor à Vida.
A novidade ainda não tem data certa para chegar às bancas, mas seguirá coexistindo com a série tradicional criada em 1963 e a jovem lançada em 2008.
Rowling empreiteira
Não basta ter um parque inteiro inspirado no mundo de Harry Potter, J. K. Rowling quer construir uns dos cenários mais conhecidos pelos leitores da série de livros e filmes no quintal de sua casa.
Moradora da Irlanda, a escritora mora perto de uma floresta e quer reproduzir a cabana que é o lar do personagem Hagrid neste local. No enredo, o local é descrito como meio bagunçado e com mobiliário muito grande devido a ser o lar de um meio gigante.
Existe uma réplica da cabana no parque temática dedicado à obra de J. K.( confira a foto ao lado). [SPOILER] A cabana foi destruída durante o sexto volume da série.
Na ponta do dedo
O MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu um novo dispositivo que deve ajudar os deficientes visuais a ter acesso a obras literárias não traduzidas para o braile ou transformadas em audiobooks. Chamado de FingerReader, o aparelho é na verdade um anel equipado com uma micro câmera capaz de ler em voz alta.
O usuário deve colocar o anel no dedo e passá-lo pelas linhas da mesma maneira como aqueles que enxergam fazem quando estão lendo em algumas ocasiões. O dispositivo reproduz sonoramente o som das palavras permitindo que o leitor compreenda o conteúdo do livro.
Biografias não-autorizadas
O duelo das biografias não-autorizadas ganhou mais um capítulo. Retirado das livrarias em 2008, o livro Sinfonia Minas Gerais – A Vida e a Literatura de João Guimarães Rosa foi o motivo de um processo iniciado por Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor que protagoniza a obra, contra Alaor Barbosa, o autor.
Ela acusou o biógrafo de publicar uma obra sem previa autorização e ainda apontou trechos que teriam sido pajeados de seu próprio livro Relembramentos: João Guimarães, Meu Pai. Porém, a desembargadora Elisabete Filizzola considerou as acusações improcedentes e deu ganho de causa a Alaor.
O autor, contudo, já declarou que não pretende recolocar o livro a venda neste momento. A filha de Guimarães Rosa ainda poderia recorrer, mas de acordo com informações do portal Divirta-se, ela perdeu o prazo legal para esta atitude.
De volta ao 12º Distrito
Chama o SAMU pra Katniss… Porque o 12º não existe mais! Pois é galerinha Voraz, saiu o novo teaser trailer de Jogos Vorazes – A Esperança (Parte 1) que mostra justamente nossa heroína visitando seu ex-distrito. Corre pra apertar o play!
Confira o trecho legendado:
Sinopse: Em Jogos Vorazes – A Esperança (Parte 1), Katniss (Jennifer Lawrence) está refugiada no até então no Distrito 13. Sobrevivente de dois Jogos Vorazes, agora vai liderar e ser símbolo da “Grande Rebelião”. Mas não será nada fácil para a heroína se manter forte, pois além de defender-se também precisará cuidar de sua mãe, irmã e tranquilizar seu coração desesperado.
País de Estreia e recorde de sessões (double strike)
Ainda em Jogos Vorazes, já sabem qual será o primeiro país a “receber” o filme? Vai ter Hunger Games sim… E na nação Verde e Amarela! A Paris Filmes anunciou que a primeira sessão mundial será no Brasil, pois nosso país conta com uma das maiores base de fãs da saga no mundo. Os apaixonados pela franquia poderão conferir a pré-estreia na madrugada de terça-feira (18/11) para a quarta (19/11) às 00h01.
A adaptação de Jogos Vorazes – A Esperança, baseada na obra literária de Susanne Collins, tem estreia oficial marcada para o dia 20 de novembro no Brasil e 21 nos Estados Unidos. A sequência será lançada em 1.400 salas, quebrando o recorde que era de 1.300 com a estreia do filme Crepúsculo – Amanhecer (Parte 2).