Notícias: 50 Tons de Cinza, O Senhor dos Anéis e Apple

0

Pornô para a… opa! Cinquenta Tons de Cinza ganha trailer

Um fenômeno de vendas (só o silêncio corresponde ao que a gente pensa quando ouve isso), o livro “50 Tons de Cinza“, de E. L. James, virou filme e já tem trailer divulgado. A obra surgiu como uma fanfic da saga Crepúsculo e após receber muitos views foi publicada em três volumes (“Cinquenta Tons de Cinza”, “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade”).

O enredo conta a história de Anastasia Steele, uma jovem virgem de mais de 20 anos que conhece Christian Grey, um milionário sadomasoquista que se apaixona por ela e quer tê-la como sua “escrava do prazer” (LoL).

Há quatro meses sem figurar entre os títulos mais vendidos na Lista da Revista Veja, o volume um da série retornou neste fim de semana ao ranking mais conhecido no Brasil. Segundo a Editora Intrínseca, depois que o teaser do longa foi divulgado mais de 73 mil exemplares foram vendidos, gerando um aumento de 61% nas vendas.

A história destina-se ao público adulto, porém recebeu diversas críticas pelo modo como foi construída. Booktubers conhecidos – entre eles Tatiana Feltrin (Tiny Little Things) e Gabriel Utiyama (Cabine Literária) apresentaram seus pareceres em seus canais. Até mesmo Felipe Neto (Não Faz Sentido), youtuber e ator que não costuma postar resenhas, produziu um vídeo sobre o tema. O filme deve estrear em fevereiro de 2015 nos cinemas.

Confira o trailer:

Trailer de O Pacto

A adaptação cinematográfica de “O Pacto”, de Joe Hill (que mesmo trocando de nome sempre vai ser lembrado como filho do Stephen King), ganhou seu primeiro trailer na Comic-Con.

Estrelado pelo ator Daniel Radcliff (que por acaso também sempre vamos lembrar como Harry Potter), o filme conta a história de lg Parissh, um homem suspeito de assassinar brutalmente sua namorada.

As coisas começam a se complicar ainda mais quando chifres começam a surgir na cabeça do protagonista. Agora ele enxerga uma oportunidade de descobrir quem realmente matou a mulher e se livrar da culpa.

O filme deve estrear no dia 31 de outubro de 2014 (Dia das Bruxas ou do Saci) nos Estados Unidos. Veja o trailer:

 

Jubileu de diamante

No último dia 29 de julho o livro “O Senhor do Anéis: A Sociedade do Anel” completou 60 anos. A obra escrita por J. R. R. Tolkein foi publicada pela primeira vez em 1954 e faz parte de uma trilogia que ainda conta com os volumes “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”.

Em 2001 a história do primeiro livro foi adaptada para o cinema e obteve grande sucesso, recebendo 12 indicações ao Oscar. O filme venceu em quatro categorias. Outros dois filmes foram lançados nos dois anos subsequentes.

 Compras literárias

A Apple, gigante do mercado de tecnologia, anunciou a compra da BookLamp, uma startup especializada na análise de estilos literários. O principal produto da empresa era o Books Genome Project que comparava os temas e a linguagem de livros para fazer recomendações a usuários. A estimativa é que o valor da venda tenha girado em torno de 10 a 15 milhões de dólares.

Entre as empresas que utilizavam a tecnologia estavam algumas editoras, que prospectavam novos títulos e direcionavam suas ações de marketing com base nos dados do programa, e também a Amazon, líder na venda de livros pela internet nos Estados Unidos.

A expectativa é que a Apple aplique a tecnologia da BookLamp na iBooks, sua loja virtual de livros, que ainda não faz a indicação de obras por meio de dados similares entre os textos.

 

PolêmicaS literáriaS

A editora Aped realmente pisou na bola nesta semana. A empresa veiculou em sua página do Facebook duas postagens polêmicas. Uma era um livro aberto que continha a mensagem “Abra livros, não pernas”. A outra era a foto da cantora Valesca Poposuda lendo Madame Bovary, um clássico da literatura mundial escrito por Gustave Flaubert que vinha acompanhada de um comentário ofensivo (veja imagem).

Em ambos os casos a editora recebeu duras críticas dos internautas. No primeiro, ela foi acusada de machismo e no segundo as pessoas disseram que ela tentava diminuir a cantora de funk. Alguns escritores também se manifestaram contra as atitudes da empresa.

Segundo reportagem do jornal Extra, a sócia-diretora da companhia afirmou que a postagem sobre Valesca foi feita por um colaborador e classificou a atitude como irrespondível. Já no caso das “pernas”, o mesmo periódico não recebeu resposta da editora. Saiba mais sobre a Aped em http://www.apededitora.com.br/. A página do Facebook é a https://www.facebook.com/EditoraAped/timeline.

 

Projeto vai informatizar acesso a bibliotecas

Começa a funcionar em agosto o Biblivre 4.0. O projeto visa informatizar o acesso da população a todas as bibliotecas publicas e algumas privadas do Brasil. O sistema utilizado é internacional, o que possibilita ao internauta acessar acervos de outros países.

Por meio de um aplicativo, o usuário poderá fazer buscas e reservas de obras de forma fácil e intuitiva. A ideia é reverter o quadro apresentado na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil que mostrou uma redução no número de leitores no País.

Confira a entrevista concedida pelo coordenador do projeto, Ubaldo Miranda, à Rádio MEC AM do Rio de Janeiro http://migre.me/kOouh. Veja também o site do Biblivre http://biblivre.org.br/.

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply