Eu indico Meninos Sem Pátria

0

Meninos Sem PátriaMinha dica de hoje vai fazer você relembrar sua infância. Lembra-se da coleção Vagalume? Sim, li alguns livros dela, mas um dos que mais me marcou foi Meninos Sem Pátria, de Luiz Puntel. Essa história se passa no final da década de 1960, período em que o Brasil e diversos outros países da América Latina enfrentam o desafio de uma ditadura militar.

O protagonista do enredo é Marcão, menino que se vê obrigado a fugir do Brasil, pois sua família está sendo perseguida pelos ditadores. Refugiado em um país sul-americano, logo eles também passam a ter problemas com o governo local e são obrigados a mudar para a França.

Lá, Marcão conhece diversos outros garotos e garotas despatriados e passa a conviver com os desafios de se tornar um adolescente no exílio. De forma leve e ao mesmo tempo comovente este livro ensina os jovens, mesmo que de forma superficial, as amarguras de um povo subjugado por seus mandatários.

Esta pode ser uma porta de entrada para um tema tão delicado em nossa história e é por isso que Meninos Sem Pátria se torna um livro marcante. Ele ensina muito, mas sem esquecer que seu público é o infanto-juvenil.

Ficha catalográfica:

Título: Meninos Sem Pátria

Autor: Luiz Puntel

Editora: Ática

Onde comprar: Amazon

Share.

Jornalista formado desde 2013 – o tempo voa. O primeiro livro da minha vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, em 1999. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter, a série que me conquistou para o mundo da leitura foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Não tenho livro favorito, pois não consigo escolher e sempre tento variar os gêneros literários de uma leitura para a outra para abranger os mais variados temas possíveis.

Leave A Reply