Eu indico Jojo Moyes

0

Em 23 de julho, a gigante dos streamings, Netflix, adicionou ao seu catálogo fixo o filme A Última Carta de Amor. A obra é uma adaptação homônima de livro da autora britânica Jojo Moyes.

Atualmente figurada entre o Top 5 no Brasil, a adaptação também vem agradando pelos nomes de peso que atuam no emocionante romance, sendo Shailene Woodley, Felicity Jones, Callum Turner, Joe Alwyn e Nabhaan Rizwan.

Essa obra literária de Moyes, já é a segunda a ser adaptada para as telinhas, pois por meio do fenômeno de Como Eu Era Antes de Você, em 2016, a escritora ganhou renome e reconhecimento internacional. Mas, quem é esse nome dos romances contemporâneos?

Vida no jornalismo

Originalmente Pauline Sara Jo Moyes, nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Antes de emplacar como romancista, estudou jornalismo, frequentou o curso de pós-graduação na City University (em Londres) e foi correspondente do jornal The Independent por 10 anos.

Ainda como profissional na área, Moyes trabalhou por um ano em Hong Kong (na China) para o Sunday Morning Post em várias funções e foi Assistente do Editor de Notícias em 1998. Já no ano de 2002, torna-se correspondente do jornal Arts and Media e ganha mais autonomia para iniciar a publicação de seu primeiro livro, no mesmo ano. A partir do lançamento de Em Busca de Abrigo, a jornalista dedica-se integralmente à carreira de escritora.

Marcos como romancista

Com uma escrita notável, é uma das poucas autoras que já ganhou duas vezes o Prémio Romance do Ano, da Associação de Romancistas. As obras premiadas foram A Casa das Marés em 2004 e A Última Carta de Amor levou a premiação de 2011. Atualmente a escritora já foi traduzida para mais de 28 idiomas diferentes e vive em Essex (Inglaterra), com seu marido, o jornalista Charles Arthur, e os três filhos.

Obras que já li e indico:

Trilogia Como Eu Era Antes de Você

Sinopse livro 1: Com seus 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições na vida. A garota mora com os pais e demais familiares. Além de trabalhar como garçonete e namorar um triatleta que não parece muito interessado nela. Tudo passa a mudar quando a moça é obrigada a procurar outro emprego e sem muitas qualificações, apenas consegue trabalho como cuidadora do tetraplégico, Will Traynor.

Desenvolvimento: Apesar da polêmica envolvendo a primeira obra, o conjunto completo pontua o crescentemente amadurecimento da Lou, por meio de passagens engraçadas e até tristes. Com toda a certeza, a personagem é uma das mais marcantes na literatura.

Compre pelo link: Amazon

A Garota que Você Deixou Para Trás

Sinopse: A história de Sophie (vive na França, I Guerra Mundial) e Liv (mora em Londres, anos 2000) se cruza por intermédio do quadro pintado pelo marido de Sophie. A pintura era somente um retrato da moça, mas ao longo interligará histórias dolorosas, momentos de perda, conflitos políticos e grandes romances vividos pelas personagens.

Desenvolvimento: Sem dúvidas esse é o meu livro favorito da autora até agora, pois além da história ser uma das mais emocionantes, também é muito envolvente com uma trama dinâmica que do meio para o final apresenta uma leitura de “devorar” o livro!

Compre pelo link: Amazon

Um Caminho Para a Liberdade

Sinopse: Por meio de cinco mulheres, Moyes conta uma história única sobre o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade. Inseridas na década de 1930, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy se juntam para trabalhar na biblioteca itinerante e desafiam os costumes conservadores e religiosos de uma cidade inteira.

Desenvolvimento: Apontado como um dos livros mais políticos da autora, a narrativa também não perde força no âmbito emocional e ganha ainda mais pontos por apresentar uma história lindíssima sobre Bibliotecas de Cavalo de Carga (Pack Horse Library), projeto que existiu de verdade em 1935.

Compre pelo link: Amazon

Obras publicadas:

Em Busca de Abrigo (2002)
A Casa das Marés (2003)
The Peacock Emporium (2004)
O Navio das Noivas (2005)
Baía da Esperança (2007)
O Som do Amor (2008)
Nada Mais a Perder (2009)
A Última Carta de Amor (2010)
Como Eu Era Antes de Você (2012)
Paris Para Um e Outros Contos (2012)
A Garota que Você Deixou Para Trás (2012)
Um Mais Um (2014)
Depois de Você (2015)
Ainda Sou Eu (2018)
Um Caminho Para a Liberdade (2019)

A grande maioria das obras já publicadas foram editadas pela Editora Intrínseca no Brasil.

Quer mais indicação de livros tocantes? Então dá uma lida no nosso artigo com 5 romances para acalmar o coração em dias difíceis

Share.

Formada em jornalismo e turismóloga, lê de tudo um pouco, é viciada em seriados/animes e compra mais livros do que consegue ler – piorou na era dos e-books. Na listona de futuras leituras sempre terá livros de: não-ficção, distopia e muitos de romance – esse último é pra tentar adoçar a vida. Além disso, o amor por autores favoritos já me fez passar horas em filas de sessão de autógrafos, assistir vídeos de entrevistas e 'stalkeá-los' (de leve) nas redes sociais – inclusive a Jojo Moyes é incrível no Twitter!

Leave A Reply