– Parabéns pra você! Nesta data querida! Muitas felicidades, muitos anos de vida!
A comemoração para o 15º aniversário de Eva poderia ter sido deste modo, porém a Gestapo – polícia secreta do regime nazista – tinha outros planos para a garota e para toda a sua família.
Eva quem?
A indicação desta semana permeia temas como a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto e o relato da luta pela sobrevivência na visão de Eva Schloss, meia irmã de Anne Frank. A Obra literária Depois de Auschwitz traz a narração em primeira pessoa da autora que sobreviveu ao campo de concentração mais conhecido da historia, Auschwitz-Birkenau.
Eva Schloss é judia e nasceu no dia 11 de maio de 1929, em Viena, na Áustria (atualmente tem 85 anos). Teve uma infância tranquila até a sementinha do nazismo começar a fazer efeito ao seu redor. Sua história começa com uma bela família austríaca formada por seu pai Erich Geiringer (Pappy), sua mãe Fritzi Geiringer (Mutti) e seu irmão mais velho Heinz Geiringer.
Mas, os contos de fadas começam a se distanciar da realidade de Eva já com seus 5 anos de idade, pois a discriminação à judeus passa a ganhar cores mais acentuadas. Desta idade em diante, o destino reservou para a família Geiringer diversas fugas e refúgios em esconderijos, agora em Amsterdã, na Holanda.
Feliz aniversário, Eva!
Em seus 15 anos, Eva ganha um presente de aniversário incomum, ela e sua família são capturados pelos nazistas e enviados – como animais – em trens com destino para os campos de concentração localizados no sul da Polônia.
Sua família é divida nos campos Auschwitz-Birkenau, sendo que o pai e o irmão foram para o primeiro e Eva e sua mãe para o segundo. É neste cenário que o relato de Eva intensifica sua longa jornada pela sobrevivência e os horrores vistos até sua então “liberdade” no começo no ano de 1945.
A meia-irmã de Anne Frank
A “segunda metade” de Depois de Auschwitz reserva aos leitores a busca de Eva e sua mãe por seus demais familiares. A guerra terminou, elas não estão mais nos campos de concentração, mas de diversas formas estes dois não saíram delas. Uma nova luta é travada, agora no interior frágil e danificado de Eva que tem que lidar com estas lembranças dos horrores vividos. Acompanhar esta batalha é gratificante, inspirador e motivador. Não é a toa que estamos indicando tal livro.
Além disso, descobrimos o porquê da apelativa chamada de capa brasileira: “O emocionante relato da irmã de Anne Frank que sobreviveu ao Holocausto” (na versão original utilizam o termo stepsister). Caso tenha vivido em um abrigo nuclear, no meio da floresta ou em alguma caverna e não conheça a história de Anne Frank, confira nossa outra indicação feita sobre O Diário de Anne Frank.
Fazendo umas pesquisas rápidas na internet, encontrei uma entrevista com a autora do livro Depois de Auschwitz. As perguntas e respostas sobre a época do Holocausto podem ser conferidas abaixo (sem muitos spoilers do livro):
E você, se interessou pelo livro Depois de Auschwitz? Gosta da temática sobre a Segunda Guerra Mundial? Então, veja algumas informações técnicas e onde comprar a obra…
Ficha catalográfica:
Título: Depois de Auschwitz – O emocionante relato da irmã de Anne Frank que sobreviveu ao Holocausto
Título Original: After Auschwitz – A story of heartbreak Ana survival by the stepsister of Anne Frank
Autor: Eva Schloss
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon